sicnot

Perfil

Economia

Número de desempregados inscritos cai 13,8% em fevereiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e das regiões autónomas atingiu as 604.314 pessoas em fevereiro, uma queda de 13,8% em termos homólogos, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

LUSA

De acordo com a informação mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em fevereiro e em termos homólogos, o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego caiu 13,8%, ou seja, menos 96.640 pessoas.

Face a janeiro, o número de desempregados recuou 1,8%, o que representa menos 11.340 indivíduos inscritos nos centros de emprego do IEFP.

Os 604.314 indivíduos inscritos nos centros de emprego representavam 71,5% de um total de 845.126 pedidos de emprego em fevereiro.

"A evolução, comparativamente a fevereiro de 2014, mostra a descida do desemprego nos homens (-14,8%) e nas mulheres (-12,85)", refere o IEFP na informação disponibilizada na sua página de Internet.

Relativamente a janeiro, o desemprego nas mulheres caiu 2% e nos homens recuou 1,7%.

Por grupo etário, no total de desempregados registou-se uma descida anual de 17,0% nos jovens e de 13,1% nos adultos.

Quanto ao tempo de inscrição, "os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,3% em relação a fevereiro de 2014, ao mesmo tempo que os desempregados de longa duração [tempo de inscrição igual ou superior a um ano] diminuíam 9,9%", refere o IEFP.

Em termos regionais, assistiu-se a uma redução em todas as regiões em termos anuais.

Comparativamente a janeiro, "todas as regiões apresentaram menos desempregados inscritos, com exceção do Alentejo", que cresceu 0,6%.









Lusa
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00