sicnot

Perfil

Economia

Número de desempregados inscritos cai 13,8% em fevereiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e das regiões autónomas atingiu as 604.314 pessoas em fevereiro, uma queda de 13,8% em termos homólogos, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

LUSA

De acordo com a informação mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em fevereiro e em termos homólogos, o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego caiu 13,8%, ou seja, menos 96.640 pessoas.

Face a janeiro, o número de desempregados recuou 1,8%, o que representa menos 11.340 indivíduos inscritos nos centros de emprego do IEFP.

Os 604.314 indivíduos inscritos nos centros de emprego representavam 71,5% de um total de 845.126 pedidos de emprego em fevereiro.

"A evolução, comparativamente a fevereiro de 2014, mostra a descida do desemprego nos homens (-14,8%) e nas mulheres (-12,85)", refere o IEFP na informação disponibilizada na sua página de Internet.

Relativamente a janeiro, o desemprego nas mulheres caiu 2% e nos homens recuou 1,7%.

Por grupo etário, no total de desempregados registou-se uma descida anual de 17,0% nos jovens e de 13,1% nos adultos.

Quanto ao tempo de inscrição, "os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,3% em relação a fevereiro de 2014, ao mesmo tempo que os desempregados de longa duração [tempo de inscrição igual ou superior a um ano] diminuíam 9,9%", refere o IEFP.

Em termos regionais, assistiu-se a uma redução em todas as regiões em termos anuais.

Comparativamente a janeiro, "todas as regiões apresentaram menos desempregados inscritos, com exceção do Alentejo", que cresceu 0,6%.









Lusa
  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições. Apesar de ter dito que se iria demitir, Florival Cardoso continua em funções.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Casal português com protesto semelhante ao do filme "Três Cartazes à Beira da Estrada"
    3:23
  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07