sicnot

Perfil

Economia

Número de desempregados inscritos cai 13,8% em fevereiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e das regiões autónomas atingiu as 604.314 pessoas em fevereiro, uma queda de 13,8% em termos homólogos, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

O Governo está disposto a dar um apoio financeiro igual a metade do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que corresponde a 219,61 euros, durante quatro meses, aos desempregados que aceitem empregos de curta duração a mais de 100 quilómetros da sua residência. (Arquivo)

LUSA

De acordo com a informação mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em fevereiro e em termos homólogos, o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego caiu 13,8%, ou seja, menos 96.640 pessoas.

Face a janeiro, o número de desempregados recuou 1,8%, o que representa menos 11.340 indivíduos inscritos nos centros de emprego do IEFP.

Os 604.314 indivíduos inscritos nos centros de emprego representavam 71,5% de um total de 845.126 pedidos de emprego em fevereiro.

"A evolução, comparativamente a fevereiro de 2014, mostra a descida do desemprego nos homens (-14,8%) e nas mulheres (-12,85)", refere o IEFP na informação disponibilizada na sua página de Internet.

Relativamente a janeiro, o desemprego nas mulheres caiu 2% e nos homens recuou 1,7%.

Por grupo etário, no total de desempregados registou-se uma descida anual de 17,0% nos jovens e de 13,1% nos adultos.

Quanto ao tempo de inscrição, "os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,3% em relação a fevereiro de 2014, ao mesmo tempo que os desempregados de longa duração [tempo de inscrição igual ou superior a um ano] diminuíam 9,9%", refere o IEFP.

Em termos regionais, assistiu-se a uma redução em todas as regiões em termos anuais.

Comparativamente a janeiro, "todas as regiões apresentaram menos desempregados inscritos, com exceção do Alentejo", que cresceu 0,6%.









Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.