"Se dizem que aprovei, onde está a prova?"
"Se dizem que aprovei, onde está a prova?"
21.03.2015 00h17
O Partido Socialista quer o Ministério Público a investigar a alegada lista de contribuintes VIP da Autoridade Tributária. O anúncio encerrou a audição desta noite ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no Parlamento. Uma audição que estava marcada para as 16h30, mas que acabou por começar perto 20h00. Paulo Núncio afirmou ser "visceralmente" contra a existência de uma lista de contribuintes específicos e garantiu que não há provas que o envolvam neste caso simplesmente porque não aprovou, não deu instruções e nem sequer tinha conhecimento desta questão.
Relacionados
- 1:33
PS e PCP pedem que secretário de Estado e ministra das Finanças retirem conclusões políticas da polémica lista VIP
Esta noite, à saída da audição parlamentar sobre a bolsa de contribuintes VIP, PS e PCP voltaram a exigir que sejam retiradas consequências políticas deste caso.
- 1:27
Brigas Afonso garante que nunca autorizou constituição de lista VIP
O Ex-Diretor-geral da Autoridade Tributária admite que houve testes para um mecanismo de proteção de dados nas Finanças. Ouvido, esta tarde, no Parlamento, na sequência da polémica que o levou a demitir-se, Brigas Afonso garantiu que nunca autorizou a constituição de qualquer lista de contribuintes ou alertas especiais de acesso indevido.
- 1:17
Ferreira Leite diz que Paulo Núncio não tem condições para continuar no cargo
Manuela Ferreira Leite diz que o primeiro-ministro não pode ser responsabilizado pelo caso da "Lista VIP", mas garante que o secretário de Estado Paulo Núncio não tem condições para continuar no cargo. A ex-ministra das Finanças considera que o governante foi de tal forma desrespeitado que perdeu autoridade para dar ordens ou instruções à Autoridade Tributária.
- 0:38
José Maria Pires nega ter autorizado qualquer lista VIP de contribuintes
O ex-subdiretor-geral da Autoridade Tributária nega ter autorizado ou participado na elaboração de uma lista VIP de contribuintes. No Parlamento, onde é ouvido esta sexta-feira, na sequência da polémica que o levou a demitir-se, José Maria Pires garantiu ainda que nunca recebeu de qualquer membro nem de ninguém de qualquer lista.
-
Lista VIP podia incluir titulares de órgãos de soberania
O ex-subdiretor geral da Justiça Tributária do Fisco admitiu hoje no Parlamento que a lista VIP de contribuintes poderia incluir os titulares de órgãos de soberania, "à falta de melhor critério". José Maria Pires afirmou também que recebeu uma informação interna para criar "medidas preventivas" de proteção do sigilo fiscal com a qual "só podia concordar", sublinhando que isso não implica "qualquer comprometimento" da Autoridade Tributária.
- 0:29
"Já tive ocasião de responder", diz Passos sobre lista VIP
O primeiro-ministro não acrescenta nem mais uma palavra ao que já disse sobre o caso do "Pacote VIP" de contribuintes. Passos Coelho, que participou hoje em Bruxelas num Conselho Europeu, relembrou apenas o que disse anteontem, quando saíu em defesa do secretário de Estado Paulo Núncio e responsabilizou o diretor-geral de Impostos pelo que aconteceu.
- 3:14
Pacheco Pereira e Jorge Coeho querem demissão, Lobo Xavier defende Núncio
Na Quadratura do Círculo, a propósito da polémica lista VIP de contribuintes, Pacheco Pereira defendeu a demissão do secretário de Estado e Jorge Coelho antecipou mais demissões. Já Lobo Xavier, que na semana passada revelou que Paulo Núncio lhe garantiu que não havia qualquer seleção de contribuintes, disse ontem manter a confiança na palavra do secretário de Estado.
- 2:55
PS e PCP pedem responsabilização de Passos pela lista VIP de contribuintes
António Costa diz estar provado que "a lista VIP existia" e acusa o primeiro-ministro de ter sido desmentido pelos factos. Jerónimo de Sousa afirma que Passos Coelho mentiu no Parlamento. Esta foi a reação dos líderes do PS e do PCP, para quem o chefe do Governo é o único que deve assumir responsabilidades neste caso.
- 0:40
Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos garante envolvimento de Núncio no caso da lista VIP
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos garante que há testemunhas que confirmam a participação de Paulo Núncio no processo da lista VIP de contribuintes, mas quando foi pedido ao presidente do sindicato, Paulo Ralha,, esta quinta-feira, no Parlamento, que apresentasse provas, não o conseguiu fazer.
- 0:43
"Governo tem de assumir responsabilidades em vez de culpar os serviços"
António Costa diz que os factos que vieram a público sobre a alegada lista VIP de contribuintes desmentem o primeiro-ministro. O líder do PS diz que o Governo tem de assumir responsabilidades em vez de culpar os serviços.
- 3:57
"Todos têm medo", diz inspetora do fisco sobre lista VIP
A existência da lista VIP de contribuintes foi confirmado numa acção de formação do fisco como provam as gravações que já são públicas. Uma das funcionárias, que participou nessa acção, aceitou agora falar com a SIC e explicar como tudo funciona. Confirma que os funcionarios do fisco têm medo de consultar os dados de alguns contribuintes.
- 6:01
Maria Luís Albuquerque recusou responder a perguntas sobre a lista de contribuintes
A Ministra das Finanças recusa comentar o caso da lista VIP de contribuintes. Maria Luís Albuquerque esteve ontem à noite em Pombal num debate promovido pela JSD, falou quase duas horas mas sobre a lista VIP, nem uma palavra.
- 2:01
Lista VIP já causou duas baixas, Maria Luís Albuquerque em silêncio
A saída do subdiretor-geral da Justiça Tributária e Aduaneira é segunda baixa no Fisco causada pelo escândalo da lista VIP, mas a ministra das Finanças continua em silêncio.
Na Homepage
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
- 0:57
Greve dos trabalhadores da EMEF pode afetar circulação no metro do Porto
23.04.2018 às 10h07
-
-
-
-
Kate Middleton deu entrada na maternidade em trabalho de parto
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
Em atualização
23.04.2018 às 8h40
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15