sicnot

Perfil

Economia

Alexis Tsipras e Angela Merkel reúnem-se hoje em Berlim

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reúnem-se hoje em Berlim naquele que será o primeiro encontro bilateral entre os dois países, quando a Grécia prepara lista de reformas a implementar. 

Reuters

Em comunicado, o Governo grego anunciou que os líderes vão abordar "as relações bilaterais e as grandes questões europeias", reconhecendo que na longa sessão de trabalho, que inclui um jantar, poderão ser abordados os problemas urgentes de liquidez da Grécia e as reformas que terão que ser implementadas. 

Na quinta-feira, Atenas comprometeu-se a elaborar uma lista de reformas concretas para entregar "nos próximos dias" aos líderes europeus, medidas que permitam à Grécia obter fundos pendentes do segundo resgate. 

Esse acordo foi firmado na quinta-feira numa 'minicimeira' sobre a Grécia realizada em Bruxelas, à margem de um Conselho Europeu, uma reunião que se prolongou durante cerca de três horas e meia. 

No final, Angela Merkel afirmou que o encontro teve lugar num espírito de "confiança mútua", tendo ficado bem claro que "nada mudou" relativamente ao compromisso alcançado no Eurogrupo de 20 de fevereiro passado sobre o prolongamento da assistência à Grécia. 

Entretanto, os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciaram que a União Europeia colocou à disposição da Grécia dois mil milhões de euros provenientes de fundos europeus não utilizados, que não servirão para socorrer as necessidades de tesouraria da Grécia, mas para "reforçar os esforços para o crescimento e a coesão social", sobretudo para fazer face ao elevado desemprego entre os jovens. 

Em comunicado, Alexis Tsipras vincou que não vai à reunião "empurrado" pelas negociações, mas para que "as duas partes" discutam as relações bilaterais e as grandes questões europeias, adiantando que não é "momento para festejos, mas de trabalho duro". 

O porta-voz helénico destacou que o Executivo negoceia, mas "governa ao mesmo tempo", referindo-se à aprovação de legislação contra a crise humanitária e simplificação do pagamento das dívidas fiscais e da Segurança Social. 

Sobre as propostas de reformas que terá que apresentar aos parceiros europeus, Tsipras destacou que algumas já estão em marcha para "conduzir o país à normalidade e para recuperar os anos perdidos". 

"Temos uma oportunidade única para fazer a mudança que os Governo anteriores não fizeram, ou por terem compromissos com interesses ou por falta de apoio popular", considerou. 



  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC