sicnot

Perfil

Economia

BCE comprou 26,3 mil milhões de obrigações em 10 dias

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que comprou 26,3 mil milhões de euros de dívida em 10 dias, após o lançamento do seu programa alargado de compra de ativos.

© Leonhard Foeger / Reuters

Até à passada quarta-feira, dia 18, foram compradas obrigações no valor de 26,3 mil milhões de euros, precisou uma porta-voz do BCE, depois de a instituição ter lançado o programa "quantitative easing" (ou "QE") no dia 09.

Em finais de janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou o lançamento de um programa alargado de compra de dívida pública e privada ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros, destinado a impulsionar a economia da zona euro e a combater a inflação baixa.

Este programa deverá estar em vigor pelo menos até ao final de setembro de 2016.
















Lusa
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.