sicnot

Perfil

Economia

Taxas Euribor em mínimos a 6, 9 e 12 meses mas a subir a 3 meses

As taxas Euribor subiram a três meses, mas mantiveram-se em mínimos a seis e nove meses e caíram a 12 meses para o nível mais baixo de sempre.       

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, manteve-se em 0,089%, o atual mínimo de sempre registado pela primeira vez na sexta-feira. 

No prazo de nove meses, a Euribor também se manteve em 0,138%, o atual mínimo também verificado pela primeira vez na última sexta-feira. 

A três meses, a Euribor subiu para 0,022%, mais 0,001 pontos do que na sexta-feira, quando foi fixada a 0,021%, atual mínimo histórico. 

   A 12 meses, a Euribor desceu 0,002 pontos para 0,203%, um novo mínimo de sempre. 

    A 09 de março, o Banco Central Europeu (BCE) arrancou com um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas, que vai permitir injetar 60 mil milhões de euros por mês até, pelo menos, setembro de 2016.

O objetivo desta operação denominada 'Quantitative Easing' (QE) é redinamizar a economia da zona euro.  

Para os mercados, o QE marca uma mudança histórica da política monetária do BCE.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário
  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC