sicnot

Perfil

Economia

Taxas Euribor em mínimos a 6, 9 e 12 meses mas a subir a 3 meses

As taxas Euribor subiram a três meses, mas mantiveram-se em mínimos a seis e nove meses e caíram a 12 meses para o nível mais baixo de sempre.       

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, manteve-se em 0,089%, o atual mínimo de sempre registado pela primeira vez na sexta-feira. 

No prazo de nove meses, a Euribor também se manteve em 0,138%, o atual mínimo também verificado pela primeira vez na última sexta-feira. 

A três meses, a Euribor subiu para 0,022%, mais 0,001 pontos do que na sexta-feira, quando foi fixada a 0,021%, atual mínimo histórico. 

   A 12 meses, a Euribor desceu 0,002 pontos para 0,203%, um novo mínimo de sempre. 

    A 09 de março, o Banco Central Europeu (BCE) arrancou com um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas, que vai permitir injetar 60 mil milhões de euros por mês até, pelo menos, setembro de 2016.

O objetivo desta operação denominada 'Quantitative Easing' (QE) é redinamizar a economia da zona euro.  

Para os mercados, o QE marca uma mudança histórica da política monetária do BCE.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.