sicnot

Perfil

Economia

Taxas Euribor em mínimos a 6, 9 e 12 meses mas a subir a 3 meses

As taxas Euribor subiram a três meses, mas mantiveram-se em mínimos a seis e nove meses e caíram a 12 meses para o nível mais baixo de sempre.       

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, manteve-se em 0,089%, o atual mínimo de sempre registado pela primeira vez na sexta-feira. 

No prazo de nove meses, a Euribor também se manteve em 0,138%, o atual mínimo também verificado pela primeira vez na última sexta-feira. 

A três meses, a Euribor subiu para 0,022%, mais 0,001 pontos do que na sexta-feira, quando foi fixada a 0,021%, atual mínimo histórico. 

   A 12 meses, a Euribor desceu 0,002 pontos para 0,203%, um novo mínimo de sempre. 

    A 09 de março, o Banco Central Europeu (BCE) arrancou com um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas, que vai permitir injetar 60 mil milhões de euros por mês até, pelo menos, setembro de 2016.

O objetivo desta operação denominada 'Quantitative Easing' (QE) é redinamizar a economia da zona euro.  

Para os mercados, o QE marca uma mudança histórica da política monetária do BCE.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.