sicnot

Perfil

Economia

Estado pagou à 'troika' juros de mais de 280 milhões até fevereiro

O Estado pagou à 'troika' 287,3 milhões de euros em juros até fevereiro relativos ao empréstimo no âmbito do resgate internacional, segundo números oficiais hoje divulgados pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com a DGO, Portugal pagou 287,3 milhões de euros em juros aos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu), o que representa um aumento homólogo de 34,1%, uma vez que no mesmo período de 2014 o Estado desembolsou 214,3 milhões de euros em juros.

Considerando toda a dívida direta do Estado, a despesa com juros e encargos aumentou 50,5% nos dois primeiros meses de 2015 e em termos homólogos, atingindo os 1.066,7 milhões de euros no final de fevereiro.

A DGO justifica esta variação com o facto de "grande parte das emissões de Obrigações do Tesouro realizadas nos últimos 12 meses dar lugar ao pagamento de juros em fevereiro", bem como com "o aumento de juros pagos ao FMI, decorrente do aumento do prémio que entrou em vigor em maio de 2014, da depreciação do euro e do pagamento de juros associados aos desembolsos recebidos em fevereiro e abril de 2014".










Lusa
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11