sicnot

Perfil

Economia

CMVM averigua cerca de 80 investidores que venderam ações

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, disse hoje no parlamento que foram abertos processos de investigação preliminares "a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas" de ações do BES.

lusa

A ser ouvido desde cerca das 09:00 na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), naquela que é a sua segunda presença perante os deputados, Carlos Tavares abordou a última semana do BES em bolsa, antes da aplicação da medida de resolução.

"Foram Identificados praticamente todos os comitentes das operações realizadas", vincou, acrescentando que "foram abertos processos de averiguações preliminares a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas de ações ou instrumentos relacionados".

De acordo com o responsável, as averiguações prendem-se com investidores institucionais, maioritariamente estrangeiros, particulares, sobretudo portugueses, pessoas com ligação ao BES e sociedades 'offshore'.

"A análise incidiu também sobre ações da Espírito Santo Financial Group (ESFG), tendo-se registado também a abertura de processos de investigação preliminares", assinalou ainda Carlos Tavares.

Em causa poderá estar acesso a informação privilegiada que terá motivado vendas em grande volume de ações do BES e da ESFG.

No que refere a conclusões preliminares, o presidente da CMVM reconheceu que "não se pode excluir a possibilidade de haver lugar a algumas participações ao Ministério Público".

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e hoje, para além de Carlos Tavares, será ainda ouvido o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".



  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.