sicnot

Perfil

Economia

Conclusão da auditoria ao fisco confirma existência da Lista de contribuintes VIP

A Lista de contribuintes VIP existiu mesmo e foi criada e implementada. A conclusão da auditoria ao fisco é revelada esta quinta-feira pela revista Visão. 

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. (Arquivo)

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. (Arquivo)

Lusa

A Visão teve acesso ao relatório da Auditoria Interna da Autoridade Tributária. No documento lê-se que a segurança informática configurou alertas para casos em que haja verificação ou alteração de dados fiscais de determinados contribuintes. 

O relatório chama-lhes "VIP". Mais: os alertas eram depois remetidos para a Auditoria Interna que contactaria o trabalhador das finanças identificado. 

Estas são alguns dos pontos da notícia da Visão.
  • PS exige demissão de Paulo Núncio
    1:40

    Economia

    O PS exigiu esta quarta-feira, no Parlamento, a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Os socialistas consideram que as explicações de Paulo Núncio, na semana passada, sobre a lista VIP de contribuintes, mostram que o governante não tem condições para continuar no cargo.

  • Lista VIP, caso Sócrates e "cofres cheios"
    54:10

    Eixo do Mal

    Aurélio Gomes modera o debate com Luis Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e os convidados Bernardino Soares e Fernando Dacosta.Em análise a Lista VIP, caso Sócrates e os "cofres cheios" segundo a ministra das finanças, Maria Luís Albuquerque

  • Lista VIP é "novela de má qualidade"
    0:54

    País

    Luís Marques Mendes diz que Paulo Núncio está politicamente fragilizado, apesar da Autoridade Tributaria desmentir o envolvimento do secretario de Estado na criação da lista de contribuintes VIP. O comentador da SIC diz que o caso é uma novela de má qualidade.

  • A casa dos horrores
    7:57

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e escravidão dos 13 filhos: o mais velho tinha 29 anos e a mais nova dois. A polícia encontrou um cenário de horror quando entrou na casa da família, depois de uma das filhas ter fugido pela janela. Crianças e jovens estavam amarrados às camas e todos estavam mal alimentados. Mas nas redes sociais, o casal Turpin divulgava imagens de uma família feliz.

  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38