sicnot

Perfil

Economia

TAP divulga hoje resultados, podem ser os últimos como empresa pública

A TAP divulga hoje prejuízos relativos a 2014 na companhia aérea e no grupo, num ano marcado por um número recorde de greves e uma operação de verão conturbada, podendo ser os últimos resultados enquanto empresa pública. 

© Paulo Whitaker / Reuters

Se a intenção e o calendário do Governo se cumprirem, os resultados apresentados hoje são os últimos da companhia aérea nas mãos do Estado, já que o Executivo pretende escolher o futuro dono da TAP até ao final de junho.

 

Fonte do Ministério da Economia já confirmou que a companhia aérea fechou 2014 com prejuízos, depois de cinco anos consecutivos de resultados positivos. Em 2013, o lucro da TAP SA atingiu os 34 milhões de euros, um acréscimo de 42% em relação ao ano anterior. 

 

Também o grupo TAP fechou 2014 no vermelho, mas neste caso sem surpresas, porque apesar de vir a reduzir os prejuízos ainda em 2013 teve um resultado de 5,9 milhões de euros negativos, responsabilidade da empresa de engenharia e manutenção no Brasil (ex-VEM).

 

Além de explicar os resultados, o presidente da TAP, Fernando Pinto, deverá ainda revelar as conclusões da auditoria às perturbações que afetaram a operação da TAP nos meses de verão.

 

Em janeiro, o secretário dos Transportes, Sérgio Monteiro, remeteu as conclusões da auditoria para a apresentação anual de resultados, rejeitando que as perturbações nos meses de verão possam prejudicar a privatização da empresa.

 

Nas últimas semanas, o Governo tem-se reunido com potenciais interessados na reprivatização da TAP, que têm até 15 de maio para entregar as propostas vinculativas à aquisição de até 66% do grupo.

 

 Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.