sicnot

Perfil

Economia

TAP divulga hoje resultados, podem ser os últimos como empresa pública

A TAP divulga hoje prejuízos relativos a 2014 na companhia aérea e no grupo, num ano marcado por um número recorde de greves e uma operação de verão conturbada, podendo ser os últimos resultados enquanto empresa pública. 

© Paulo Whitaker / Reuters

Se a intenção e o calendário do Governo se cumprirem, os resultados apresentados hoje são os últimos da companhia aérea nas mãos do Estado, já que o Executivo pretende escolher o futuro dono da TAP até ao final de junho.

 

Fonte do Ministério da Economia já confirmou que a companhia aérea fechou 2014 com prejuízos, depois de cinco anos consecutivos de resultados positivos. Em 2013, o lucro da TAP SA atingiu os 34 milhões de euros, um acréscimo de 42% em relação ao ano anterior. 

 

Também o grupo TAP fechou 2014 no vermelho, mas neste caso sem surpresas, porque apesar de vir a reduzir os prejuízos ainda em 2013 teve um resultado de 5,9 milhões de euros negativos, responsabilidade da empresa de engenharia e manutenção no Brasil (ex-VEM).

 

Além de explicar os resultados, o presidente da TAP, Fernando Pinto, deverá ainda revelar as conclusões da auditoria às perturbações que afetaram a operação da TAP nos meses de verão.

 

Em janeiro, o secretário dos Transportes, Sérgio Monteiro, remeteu as conclusões da auditoria para a apresentação anual de resultados, rejeitando que as perturbações nos meses de verão possam prejudicar a privatização da empresa.

 

Nas últimas semanas, o Governo tem-se reunido com potenciais interessados na reprivatização da TAP, que têm até 15 de maio para entregar as propostas vinculativas à aquisição de até 66% do grupo.

 

 Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.