sicnot

Perfil

Economia

TAP divulga hoje resultados, podem ser os últimos como empresa pública

A TAP divulga hoje prejuízos relativos a 2014 na companhia aérea e no grupo, num ano marcado por um número recorde de greves e uma operação de verão conturbada, podendo ser os últimos resultados enquanto empresa pública. 

© Paulo Whitaker / Reuters

Se a intenção e o calendário do Governo se cumprirem, os resultados apresentados hoje são os últimos da companhia aérea nas mãos do Estado, já que o Executivo pretende escolher o futuro dono da TAP até ao final de junho.

 

Fonte do Ministério da Economia já confirmou que a companhia aérea fechou 2014 com prejuízos, depois de cinco anos consecutivos de resultados positivos. Em 2013, o lucro da TAP SA atingiu os 34 milhões de euros, um acréscimo de 42% em relação ao ano anterior. 

 

Também o grupo TAP fechou 2014 no vermelho, mas neste caso sem surpresas, porque apesar de vir a reduzir os prejuízos ainda em 2013 teve um resultado de 5,9 milhões de euros negativos, responsabilidade da empresa de engenharia e manutenção no Brasil (ex-VEM).

 

Além de explicar os resultados, o presidente da TAP, Fernando Pinto, deverá ainda revelar as conclusões da auditoria às perturbações que afetaram a operação da TAP nos meses de verão.

 

Em janeiro, o secretário dos Transportes, Sérgio Monteiro, remeteu as conclusões da auditoria para a apresentação anual de resultados, rejeitando que as perturbações nos meses de verão possam prejudicar a privatização da empresa.

 

Nas últimas semanas, o Governo tem-se reunido com potenciais interessados na reprivatização da TAP, que têm até 15 de maio para entregar as propostas vinculativas à aquisição de até 66% do grupo.

 

 Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".