sicnot

Perfil

Economia

TAP divulga hoje resultados, podem ser os últimos como empresa pública

A TAP divulga hoje prejuízos relativos a 2014 na companhia aérea e no grupo, num ano marcado por um número recorde de greves e uma operação de verão conturbada, podendo ser os últimos resultados enquanto empresa pública. 

© Paulo Whitaker / Reuters

Se a intenção e o calendário do Governo se cumprirem, os resultados apresentados hoje são os últimos da companhia aérea nas mãos do Estado, já que o Executivo pretende escolher o futuro dono da TAP até ao final de junho.

 

Fonte do Ministério da Economia já confirmou que a companhia aérea fechou 2014 com prejuízos, depois de cinco anos consecutivos de resultados positivos. Em 2013, o lucro da TAP SA atingiu os 34 milhões de euros, um acréscimo de 42% em relação ao ano anterior. 

 

Também o grupo TAP fechou 2014 no vermelho, mas neste caso sem surpresas, porque apesar de vir a reduzir os prejuízos ainda em 2013 teve um resultado de 5,9 milhões de euros negativos, responsabilidade da empresa de engenharia e manutenção no Brasil (ex-VEM).

 

Além de explicar os resultados, o presidente da TAP, Fernando Pinto, deverá ainda revelar as conclusões da auditoria às perturbações que afetaram a operação da TAP nos meses de verão.

 

Em janeiro, o secretário dos Transportes, Sérgio Monteiro, remeteu as conclusões da auditoria para a apresentação anual de resultados, rejeitando que as perturbações nos meses de verão possam prejudicar a privatização da empresa.

 

Nas últimas semanas, o Governo tem-se reunido com potenciais interessados na reprivatização da TAP, que têm até 15 de maio para entregar as propostas vinculativas à aquisição de até 66% do grupo.

 

 Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.