sicnot

Perfil

Economia

PR dedica jornada do Roteiro ao têxtil e ao vestuário

O Presidente da República realiza hoje, em Barcelos e Famalicão, a quarta jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à indústria têxtil e vestuário, setor que depois da crise conseguiu "dar a volta por cima".

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Depois das tormentas, o ano de 2014 foi o melhor dos últimos 11 nas exportações do setor", afirmou fonte da Presidência da República.

 

Nesta quarta jornada, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, irá visitar a Impetus, a Scoop e a Riopele, empresas com histórias e modelos de negócios diferentes, mas que são neste momento casos de sucesso.

 

Segundo dados fornecidos pela Presidência da República, a Riopele é das três a que apresenta o maior volume de negócios (71 milhões de euros em 2013), emprega mais de mil trabalhadores e é uma das grandes exportadoras nacionais.

 

Com pouco mais de 40 anos, a Impetus está especialmente vocacionada para a roupa interior e tinha em 2013 cerca de 700 trabalhadores e apresentou em 2012 um volume de negócios de 30 milhões de euros.

 

A Scoop foi criada em 1991 e hoje em dia a sua produção está especialmente vocacionada para o desenvolvimento de artigos de desporto, com especialização em áreas como o 'running', 'fitness', 'skiwear' e 'underwear' para grandes marcas, como a Tommy Hilfiger e a Rossignol. Com cerca de 70 trabalhadores, 90% dos quais mulheres, a Scoop exporta 100% da sua produção e no ano passado apresentou um volume de negócios na ordem dos sete milhões de euros.

 

Além destas empresas, Cavaco Silva irá ainda visitar o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e o CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, ambos em Vila Nova de Famalicão.

 

A terminar, o Presidente da República participará numa sessão de homenagem à indústria têxtil.

 

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.