sicnot

Perfil

Economia

Críticas entre Berlim e Atenas fazem jogo dos inimigos da Europa, diz Varoufakis

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, considerou hoje que as trocas de acusações entre a Alemanha e a Grécia servem apenas os inimigos da Europa, apelando, num artigo publicado no jornal Handelsblatt, à melhoria das relações bilaterais. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Só os inimigos da Europa beneficiam" desta troca de acusações reciprocas, entre Berlim e Atenas, que aumentaram de intensidade com a chegada ao poder, no final de janeiro, de um Governo grego de esquerda radical, escreveu o ministro, invocado uma "animosidade aberta" entre gregos e alemães.

"Isso deve acabar. E apenas então, a Grécia, com o apoio dos seus parceiros europeus, que também têm interesse na sua recuperação económica, poderá concentrar-se na aplicação de reformas eficazes e numa estratégia política geradora de crescimento", acrescenta o ministro. 

O Governo grego encerrou na sexta-feira a lista detalhada das reformas que se tinha comprometido a apresentar aos parceiros da zona euro para obter um pagamento antecipado do resgate pendente e evitar o colapso.

Face à crise de liquidez que o país atravessa, a Grécia tem de chegar rapidamente a acordo com os parceiros da zona euro para que seja possível antes de finais de abril um desembolso parcial do montante que foi emprestado ao país de forma a evitar a bancarrota.

Atualmente, a Grécia só acede a fundos através do mecanismo urgente de liquidez do BCE.

A 20 de março, dias antes da primeira visita do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, à chanceler alemã Angela Merkel, Yanis Varoufakis já tinha lançado, no seu blogue, um apelo ao apaziguamento das relações entre Berlim e Atenas. 



Lusa
  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.