sicnot

Perfil

Economia

Recibos de renda eletrónicos obrigatórios a partir de maio

A partir de maio, todos os senhorios com rendas mensais superiores a 70 euros vão ser obrigados a emitir recibos electrónicos através do Portal das Finanças. A regra é válida para todos os proprietários com rendimentos de renda superiores a 838,44 euros anuais, segundo o Jornal de Negócios. A única excepção vai para o regime de arrendamento rural e para os senhorios com idade superior a 65 anos, embora estes tenham também de apresentar uma declaração anual.

REUTERS

Desta forma, o Governo procura obter um maior controlo sobre estes rendimentos. Além disso, para que os inquilinos possam deduzir as rendas no IRS, é preciso que os senhorios comuniquem ao Fisco quanto recebem.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios, as novas regras sobre recibos eletrónicos foram criadas com a reforma do IRS, em vigor desde janeiro de 2015, mas que ainda não se sabia como iria ser concretizada. A portaria deverá ser publicada nos próximos dias e terá efeitos imediatos.

Além da exceção quanto ao valor, revela o Negócios que também os senhorios com idade igual ou superior a 65 anos podem optar por não o fazer. Quem não passar o recibo eletrónico fica obrigado a entregar uma declaração anual de rendas, a entregar nas finanças até 31 de janeiro do ano seguinte, em papel ou pela internet.

De fora, o fisco estima que ficam cerca de 60 mil senhorios.


Com Lusa
  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42