sicnot

Perfil

Economia

Diretor da Autoridade Tributária apagou emails que comprovavam existência de lista VIP

Diretor da Autoridade Tributária apagou emails que comprovavam existência de lista VIP

Um responsavel da Autoridade Tributária apagou emails que comprovavam a existência da lista VIP e houve quem não contasse a verdade à Comissão Nacional de Proteção de Dados, que teve de escrutinar no correio electronico para descobrir o que de facto aconteceu. Num relatorio que foi já enviado ao Parlamento, a Comissão Nacional de Proteção de Dados dá ainda conta que há 2300 pessoas, que não são funcionárias do Fisco, que têm acesso aos dados fiscais dos contribuintes.

  • Comissão de Proteção de Dados confirma existência de lista VIP
    3:18

    Economia

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados confirma a existência de uma lista VIP no Fisco, com os nomes de Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio. A informação consta de uma deliberação, aprovada esta terça-feira, e que vai ser enviada para o Ministério Público. A Comissão de Proteção de Dados considera que a informação recolhida pode indiciar a prática de ilícitos criminais. O relatório arrasa por completo a Autoridade Tributaria, referindo que é a principal responsável pelos problemas detetados.

  • Governo vai fazer recomendações ao Fisco para evitar devassa de dados
    2:46

    Economia

    O Governo vai fazer recomendações ao Fisco para evitar que os dados fiscais dos contribuintes sejam consultados indevidamente. Pedro Passos Coelho reconhece que são preocupantes as informações reveladas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, que confirmam a existência de uma lista VIP de contribuintes. Ainda assim, no debate quinzenal, o primeiro-ministro voltou a descartar responsabilidade política no caso. A oposição exige consequências.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".