sicnot

Perfil

Economia

Passos Coelho salienta que Silva Lopes dedicou a vida a Portugal

O primeiro-ministro lamentou esta quinta-feira a morte de José Silva Lopes, salientando que o economista dedicou a vida a Portugal, "servindo com dignidade e integridade nos mais destacados cargos" da Administração Pública, da banca e da política.

Ministro das Finanças, governador do Banco de Portugal, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), representante de Portugal junto do Banco Mundial ou presidente do Conselho Económico e Social foram alguns dos cargos desempenhados por Silva Lopes. (Arquivo)

Ministro das Finanças, governador do Banco de Portugal, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), representante de Portugal junto do Banco Mundial ou presidente do Conselho Económico e Social foram alguns dos cargos desempenhados por Silva Lopes. (Arquivo)

SIC

"O Dr. Silva Lopes pautou sempre a sua intervenção pela isenção e correção nas inúmeras atividades profissionais e cívicas a que esteve ligado ao longo de muitos anos", afirma Pedro Passos Coelho, numa nota sobre a morte do ex-ministro das Finanças e antigo governador do Banco de Portugal (1975-1980). 

Passos Coelho refere ter recebido "com profunda tristeza" a notícia da morte de Silva Lopes, hoje, aos 82 anos, que descreve como "um homem com enorme prestígio na economia e finanças".

O chefe do Governo destaca também que Silva Lopes foi "agraciado pelas mais altas condecorações do país, em reconhecimento" da sua dedicação e do "relevante testemunho e do exemplo" que deixou.

"À família enlutada e aos seus amigos, dirijo as minhas mais sentidas condolências", acrescenta Pedro Passos Coelho.
Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.