sicnot

Perfil

Economia

Portugal e Arábia Saudita acabam com dupla tributação de impostos

Portugal e a Arábia Saudita assinaram hoje em Lisboa um protocolo para o fim da dupla tributação de impostos entre os dois países no âmbito de um encontro entre o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas,  e o ministro do Comércio saudita.

M\303\201RIO CRUZ

No final da segunda sessão da Comissão Mista Portugal-Arábia Saudita, Paulo Portas declarou que a presença de mais de 35 elementos de vários setores da economia saudita "é um claro sinal " que se estão a fazer "propostas concretas e efetivas na relação económica entre os dois países".

O vice-primeiro-ministro nomeou, assim, alguns dos "resultados concretos", como a convenção para evitar a dupla tributação, que "facilita a tarefa dos investidores" - porque "não é justo ser tributado num país e noutro pelo mesmo facto" - ou o memorando de entendimento assinado entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Câmara de Comércio da Arábia Saudita, que "põe as empresas a falar umas com as outras".

Já Tawfig Bin Fawzan Al-Rabiah, que está de visita a Lisboa, encorajou os empresários portugueses a investirem na Arábia Saudita.

Há quatro anos Portugal exportava para a Arábia Saudita cerca de 70 milhões de euros, quando atualmente atinge os 100 milhões de euros, segundo dados fornecidos pela AICEP e comentados por Paulo Portas.

Lusa

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.