sicnot

Perfil

Economia

Costa acusa Passos de insistir no aumento da TSU para os trabalhadores

O secretário-geral do PS, António Costa, criticou hoje a intenção do primeiro-ministro de reduzir os custos do trabalho para as empresas, acusando Pedro Passos Coelho de insistir no aumento da Taxa Social Única (TSU) para os trabalhadores.

ESTELA SILVA

António Costa avisou, num encontro com militantes, em Bragança, que o PS não aceita um aumento da TSU aos trabalhadores para favorecer as empresas e questionou se "será aceitável reduzir esta contribuição antes de retirar o aumento da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho".

"Será justo voltar a reduzir as contribuições da Taxa Social Única [às empresas] antes de se reporem os antigos escalões do IRS [Imposto sobre o Rendimento Singular] que introduziram uma enorme distorção e que aumentaram a regressividade do IRS e constituíram um brutal aumento da carga fiscal sobre a classe média?", referiu o líder socialista.

O responsável questionou ainda a justiça desta medida antes de serem repostos "aqueles mínimos sociais que resultaram no corte do Rendimento Social de Inserção, do Complemento Social para Idosos, dos abonos de família".

Lusa
  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.