sicnot

Perfil

Economia

Preços sobem 0,3% em março

Os preços subiram 0,3% em março face ao período homólogo de 2014, depois de em fevereiro terem caído 0,2%, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Reuters

Em termos mensais, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 1,9%, o que compara com os -0,1% em fevereiro e os 1,4% em março de 2014, enquanto a variação média dos últimos 12 meses se manteve negativa em 0,3%.

O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, registou em março uma subida homóloga de 0,6% (0,3% em fevereiro).

Segundo o INE, a inversão de tendência homóloga do IPC em março face a fevereiro "foi determinada em grande parte" pelo índice dos transportes, que passou de uma taxa de variação de -2,8% em fevereiro para -0,3% em março de 2015.

"De destacar" é ainda o aumento da taxa de variação homóloga da classe das comunicações, acrescenta.

Em março, o agregado relativo aos produtos energéticos registou uma variação menos negativa, de -3,5% (-5,6% em fevereiro), enquanto o índice relativo aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação homóloga de 0,5% (-0,1% no mês anterior).

Entre as classes com contribuições positivas para a subida homóloga dos preços o INE destaca a dos restaurantes e hotéis, com um crescimento homólogo de 2,0% em março (0,2 pontos percentuais superior à do mês anterior), e das comunicações, com uma variação homóloga de 3,6% (2,8% no mês anterior).

Já a classe com maior contribuição negativa para a variação homóloga do IPC foi a do vestuário e calçado, com uma variação homóloga de -2,0% (-1,8% em fevereiro).

Segundo o INE, face ao mês anterior destaca-se o aumento da contribuição da classe dos transportes para a subida homóloga do IPC, enquanto as restantes classes não registaram "alterações significativas".

Em termos mensais, a subida de 1,9% dos preços em março compara com o recuo de 0,1% no mês anterior e com o aumento de 1,4% em março de 2014.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou em março uma subida homóloga de 0,4% (-0,1% no mês anterior).

De acordo com a informação disponível relativa a fevereiro, esta variação homóloga do IHPC português foi superior em 0,2 pontos percentuais à taxa estimada pelo Eurostat para os países do euro, um valor igual ao do mês anterior, sendo que, tendo como referência a estimativa do gabinete de estatísticas europeu, a diferença terá aumentado para 0,5 pontos percentuais em março.

Quanto à taxa de variação mensal do IHPC, foi de 1,9% em março, uma taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mesmo mês de 2014, apontando a estimativa do Eurostat para uma taxa de variação mensal do IHPC da área do Euro de 1,1% (0,9% em março de 2014).

Já a taxa de variação média dos últimos 12 meses do IHPC português foi de -0,1% (superior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior).

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.