sicnot

Perfil

Economia

Crédito malparado das famílias volta a aumentar em fevereiro

O crédito malparado das famílias voltou a aumentar em fevereiro, tendo atingido os 5383 milhões de euros no final desse mês, o que representa 4,38% do total do crédito concedido às famílias pela banca.

No final de fevereiro, cerca de 15% dos empréstimos concedidos às famílias estavam vencidos. (Arquivo)

No final de fevereiro, cerca de 15% dos empréstimos concedidos às famílias estavam vencidos. (Arquivo)

Francisco Seco / AP

De acordo com os números hoje divulgados pelo Banco de Portugal, os empréstimos concedidos às famílias atingiram os 122.879 milhões de euros em fevereiro, menos 336 milhões de euros do que o valor registado no final de janeiro.

No entanto, apesar de os créditos totais das famílias terem diminuído em fevereiro face ao mês anterior, os créditos vencidos aumentaram, tendo atingido os 5.383 milhões de euros, o equivalente a 4,38% do total dos empréstimos.

No final de fevereiro, a banca tinha emprestado 100.987 milhões de euros às famílias para crédito à habitação, 11.944 milhões de euros para crédito ao consumo e mais 9.869 milhões de euros em créditos destinados a outros fins.

Os empréstimos concedidos pelos bancos às empresas aumentaram ligeiramente em fevereiro, tendo atingido os 85.757 milhões de euros no final desse mês.

Também os créditos vencidos das empresas aumentaram, passando dos 12.962 milhões em janeiro para os 12.569 milhões de euros no mês seguinte.

No final de fevereiro, cerca de 15% dos empréstimos concedidos às famílias estavam vencidos.
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12