sicnot

Perfil

Economia

ASAE apreendeu três mil euros de azeite falsificado no Alentejo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu no Alentejo mais de mil litros de azeite falsificado, num valor estimado de três mil euros, informou hoje aquela instituição em comunicado.

(SIC/ Arquivo)

Segundo a ASAE, na operação "Óleo de Ouro", que decorreu na semana passada no Alto Alentejo, foram apreendidos "1.030 litros de azeite falsificado acondicionados em 206 garrafões, e 358 rótulos, tudo num valor aproximado de 3.000 euros".

Durante a operação, dirigida ao circuito de produção e comercialização de azeites, foi detetado um distribuidor que comprava óleo alimentar embalado em garrafões de 5 litros, removia o rótulo original e colocava outro com as indicações de "azeite virgem alentejano", de lote inexistente e produzido por uma empresa fictícia.

"Após análise laboratorial efetuada ao azeite apreendido, constatou-se de que se tratava de uma mistura de óleos vegetais e, consequentemente, instaurado processo-crime por fraude sobre mercadorias", adiantou a ASAE.


Lusa
  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.