sicnot

Perfil

Economia

Globalia desiste de comprar TAP devido à elevada dívida

A Air Europa, companhia aérea detida pelo grupo espanhol Globalia, desistiu de comprar a TAP, devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com "critérios privados".

© Paulo Whitaker / Reuters

A dívida do Grupo TAP, que inclui a companhia aérea, uma unidade de manutenção e engenharia no Brasil e uma empresa de gestão de carga e bagagens, atingiu os 1.060 milhões de euros em 2014, um valor estável em relação ao ano anterior.


O presidente da Globalia, Juan José Hidalgo, citado hoje pela agência espanhola Efe, disse que o grupo "desistiu" da ideia de adquirir a TAP - avaliada em 1.200 milhões de euros - , acrescentando o motivo: "Não se pode comprar uma empresa com tanto endividamento que não possas sanear e gerir tu".


O processo de privatização da TAP prevê a alienação de ações representativas de até 66% do capital social da TAP SGPS (61% na modalidade de venda direta de referência, a um ou mais investidores nacionais ou estrangeiros, e 5% por aquisição por parte dos trabalhadores).


Além do grupo espanhol Globalia, têm sido apontados como interessados na compra da TAP o empresário português Miguel Pais do Amaral, o empresário Gérman Efromovich e as companhias brasileiras Azul e Gol.


O grupo espanhol, dono da Air Europa, foi até 2008 sócio da TAP no negócio do 'handling' (assistência em terra nos aeroportos).


Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC