sicnot

Perfil

Economia

Governo deverá aprovar amanhã grandes linhas do novo Programa de Estabilidade

As grandes linhas do novo Programa de Estabilidade deverão ser aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros. A SIC sabe que o calendário definido pelo Governo passa pela divulgação, já esta semana, das linhas principais da estratégia orçamental e económica de médio prazo, incluindo a reforma da TSU. Os pormenores serão definidos nos dias seguintes, fim de semana incluído.

Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares

Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares

(SIC/ Arquivo)

O objetivo é ter o Programa de Estabilidade das finanças públicas e o Plano Nacional de Reformas económicas prontos a tempo de serem debatidos na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, na Assembleia da República.

 

Recorde-se que estes documentos são de apresentação obrigatória em Bruxelas até ao final de abril, seis meses antes da apresentação do Orçamento do Estado do ano seguinte.

 

 


  • Governo quer manter alívio fiscal em 2016
    2:00

    Economia

    No final de abril, o Governo terá de entregar em Bruxelas o programa de estabilidade e crescimento com as linhas mestras da política orçamental para os próximos quatro anos. Ao que a SIC apurou, o executivo quer manter o alívio fiscal em 2016 com mais uma descida no IRC e o reforço das deduções no IRS. O Governo acredita que será possível baixar o défice sem mais medidas de austeridade, graças ao crescimento da economia.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.