sicnot

Perfil

Economia

Standard & Poor's baixa "rating" da Grécia

A Standard & Poor's (S&P) anunciou esta quarta-feira que baixou a notação da Grécia de B- para CCC+, com perspetiva negativa, devido ao risco de se agravar a liquidez do país.

"A Grécia depende cada vez mais" de um ambiente favorável nos negócios, finanças e em "condições económicas para atingir os seus compromissos financeiros", aponta a S&P. (Arquivo)

"A Grécia depende cada vez mais" de um ambiente favorável nos negócios, finanças e em "condições económicas para atingir os seus compromissos financeiros", aponta a S&P. (Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

"Sem reformas económicas profundas [...], esperamos que a dívida e outros compromissos financeiros [da Grécia] se tornem insustentáveis", refere a agência de notação financeira em comunicado na sua página de Internet.

"A Grécia depende cada vez mais" de um ambiente favorável nos negócios, finanças e em "condições económicas para atingir os seus compromissos financeiros", aponta a S&P.

Por estas razões, a agência de notação financeira baixou o 'rating' do país para CCC+.

A perspetiva é negativa devido "ao risco de se agravar a liquidez do país, dos bancos e da economia", conclui.
Lusa
  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.