sicnot

Perfil

Economia

Novo Banco tem nova linha de crédito de 300 milhões para financiar empresas

O Novo Banco celebrou um contrato de financiamento de 300 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento para financiar maioritariamente projetos de Pequenas e Médias Empresas e de empresas maiores, que empregam entre 250 e 3000 trabalhadores.

Esta nova linha destina-se a apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, com possibilidade de duplicação do valor, dependendo de várias condições. (Arquivo)

Esta nova linha destina-se a apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, com possibilidade de duplicação do valor, dependendo de várias condições. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

De acordo com um comunicado do Novo Banco, hoje divulgado, a linha de crédito servirá também para financiar, em menor grau, autarquias e empresas municipais.

Esta nova linha destina-se a apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, com possibilidade de duplicação do valor, dependendo de várias condições.

Os projetos têm de se localizar na União Europeia e serão privilegiados os que tenham a ver com os setores de energias renováveis, proteção do ambiente, inovação, infraestruturas, turismo, indústria, serviços e tecnologias de informação.

"Esta nova linha pode ainda ser utilizada para proporcionar uma base estável de fundo de maneio às PME", diz o comunicado do Novo Banco.

O Novo Banco considera que, com esta nova linha de crédito, "reforça a sua posição de liderança entre os bancos privados portugueses no acesso a empréstimos globais do BEI destinados ao financiamento da economia Portuguesa, alcançando um valor acumulado de aproximadamente 1600 milhões de euros".

"Este instrumento reveste-se de particular importância para o Novo Banco porque permite o acesso das PME portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia e dando continuidade à estratégia que o Novo Banco tem vindo a seguir de apoio ao tecido empresarial Português", diz o banco na nota de imprensa.
Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.