sicnot

Perfil

Economia

Paulo Portas prevê que Portugal cresça muito acima dos 2% nos próximos anos

O vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, estimou hoje que Portugal vai crescer "largamente acima dos 2%" nos próximos anos, se não houver alterações graves a nível internacional.

MANUEL DE ALMEIDA

"O que se discute sobre Portugal em 2015 é se nós cresceremos 1,5%, 1,6%, 1,7%, 1,8%, 1,9% ou 2% e há até algumas instituições académicas que projetam mais. É seguro que se não houver nenhuma alteração grave em termos internacionais, Portugal nos próximos anos crescerá largamente acima dos 2%", disse Paulo Portas, durante a sua intervenção na cerimónia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, que trouxe a Lisboa uma comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente brasileiro, Michel Temer.

O governante português admitiu que Portugal não se encontra "numa situação ideal nem perfeita", mas frisou que lhe parece "evidente que o ciclo económico mudou para melhor". 

Michel Temer tem em Lisboa uma intensa agenda de negócios e vem acompanhado dos ministros dos Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha. 

Já foi recebido pelo Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e tem hoje encontros com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Na terça-feira, terá uma reunião de trabalho com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a que se seguirá a assinatura de acordos.

A visita oficial do vice-presidente Michel Temer, que inclui uma visita à sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à Assembleia da República, tem o objetivo de estreitar o intercâmbio com o país europeu nas áreas comercial, científica, jurídica, social e tecnológica.

Lusa
  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50