sicnot

Perfil

Economia

Paulo Portas prevê que Portugal cresça muito acima dos 2% nos próximos anos

O vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, estimou hoje que Portugal vai crescer "largamente acima dos 2%" nos próximos anos, se não houver alterações graves a nível internacional.

MANUEL DE ALMEIDA

"O que se discute sobre Portugal em 2015 é se nós cresceremos 1,5%, 1,6%, 1,7%, 1,8%, 1,9% ou 2% e há até algumas instituições académicas que projetam mais. É seguro que se não houver nenhuma alteração grave em termos internacionais, Portugal nos próximos anos crescerá largamente acima dos 2%", disse Paulo Portas, durante a sua intervenção na cerimónia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, que trouxe a Lisboa uma comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente brasileiro, Michel Temer.

O governante português admitiu que Portugal não se encontra "numa situação ideal nem perfeita", mas frisou que lhe parece "evidente que o ciclo económico mudou para melhor". 

Michel Temer tem em Lisboa uma intensa agenda de negócios e vem acompanhado dos ministros dos Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha. 

Já foi recebido pelo Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e tem hoje encontros com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Na terça-feira, terá uma reunião de trabalho com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a que se seguirá a assinatura de acordos.

A visita oficial do vice-presidente Michel Temer, que inclui uma visita à sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à Assembleia da República, tem o objetivo de estreitar o intercâmbio com o país europeu nas áreas comercial, científica, jurídica, social e tecnológica.

Lusa
  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.