sicnot

Perfil

Economia

Presidente da CMVM diz que empresas têm "crédito a mais"

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, alertou hoje para o "crédito a mais" das empresas portuguesas, vincando que estas precisam de "mais capital e menos dívida".

(Reuters)

(Reuters)

REUTERS

As empresas "têm crédito a mais", disse Carlos Tavares no parlamento, reconhecendo que a sua posição possa ser "impopular".

O responsável, que falava na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), chamou também a atenção para as "fortes limitações à capacidade de investimento e crescimento das empresas".

"Elevados níveis de endividamento, com redução modesta" e "elevada absorção da rentabilidade por encargos financeiros, mesmo com taxas de juro baixas", são fenómenos elencados por Carlos Tavares no que se refere às empresas portuguesas.

O presidente da CMVM sublinhou ainda os "muito elevados níveis de incumprimento" a nível de crédito e os "baixos níveis de autonomia financeira" das empresas.

Carlos Tavares está a ser ouvido esta tarde pelos deputados numa audição onde está a apresentar o plano de atividades da CMVM e a programação do seu desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, o responsável está a fazer um balanço dos trabalhos da entidade entre 2005 e 2015.

A audição é uma obrigatoriedade estabelecida pela lei-quadro das entidades reguladoras.

Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.