sicnot

Perfil

Economia

Standard & Poor's mantém perspetiva negativa para quatro maiores bancos gregos

A agência de 'rating' Standard & Poor's (S&P) mantém a perspetiva negativa para os quatro principais bancos gregos, devido ao risco de entrarem em bancarrota se o país não conseguir financiamento dos parceiros europeus.   

© Yannis Behrakis / Reuters

A S&P mantém a notação do crédito dos quatro principais bancos gregos - Alpha Bank, Eurobank, Banco Nacional da Grécia e Banco do Pireo - em 'CCC+', com perspetiva negativa.

"Sem apoio das autoridades europeias, consideramos que a queda destes bancos parece inevitável nos próximos seis meses, se antes não houver mudanças favoráveis significativas nas circunstâncias destes bancos", refere a S&P num comunicado hoje publicado.

A 15 de abril deste ano a agência tinha baixado a notação do crédito da dívida da Grécia de 'B-' para 'CCC+' devido à incerteza resultante das negociações com os credores do país sobre o desbloqueio do financiamento. 

A agência precisa que as perspetivas são negativas devido ao sentimento de incerteza dos investidores provocado pelo prolongamento das negociações entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores oficiais. 

A agência também estimou que a economia grega se contraiu cerca de 1% nos últimos seis meses e sublinhou que as perspetivas de crescimento para este ano são "altamente incertas".

Acresce ainda o facto de que os bancos gregos estão a ser sujeitos a mais pressões por falta de liquidez, e as saídas de capitais, que começaram em dezembro do ano passado, continuaram em março e princípios de abril, adianta o comunicado.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim