sicnot

Perfil

Economia

Combustíveis desceram em média 3 cêntimos com nova lei, diz ministro

O ministro do Ambiente e Energia reafirmou hoje que os preços dos combustíveis desceram em média três cêntimos desde a implementação da lei dos combustíveis simples, mas reconheceu que "é possível ir mais longe".

(LUSA/ ARQUIVO)

(LUSA/ ARQUIVO)

LUSA

"Assistimos nestes seis dias de implementação dos combustíveis simples a uma descida de três cêntimos em relação ao valor dos combustíveis convencionais", salientou Jorge Moreira da Silva, afirmando que se trata de "uma descida importante", já que representa menos 1,08 euros para encher um depósito de 60 litros.

Ainda assim, admitiu que é possível ir mais longe: "Julgo que os resultados foram na direção certa, mas não ainda com a intensidade adequada", assinalou o ministro, à margem do 7.º Congresso da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Moreira da Silva espera que a reforma se concretize à medida "que as gasolineiras e os retalhistas vão olhando para os preços que estão a ser praticados pelos seus concorrentes", o que poderá levar a uma redução maior.

"Não devemos limitar aos 30% de consumidores que vão aos hipermercados abastecer com combustível simples o benefício económico deste abastecimento que deve ser alargado a 100% dos consumidores", frisou o mesmo responsável.



Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.