sicnot

Perfil

Economia

Gasolineiras interpõem providência cautelar contra nova lei

Galp, BP e Repsol interpuseram uma providência cautelar contra a lei dos combustíveis. A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro)  juntou-se à ação legal das gasolineiras.

(arquivo)

(arquivo)

REUTERS (Arquivo)

De fora ficaram a Cepsa e a Prio.

A providência cautelar deu entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa a 7 de abril, ainda antes da entrada em vigor da nova lei que obriga as distribuidoras a fornecer combustíveis sem aditivos na rede.

As empresas e a Apetro admitem recorrer a outras iniciativas processuais contra a nova lei, por considerarem que os combustíveis simples representam um recuo num mercado liberalizado desde 2004 que prejudica os consumidores, os operadores e o ambiente. 

Lei dos combustíveis simples é "passo atrás"

Em comunicado enviado no início desta semana, a Apetro defendeu hoje que a lei que obriga todos os postos de abastecimento a vender combustíveis simples é "um passo atrás", que prejudica os consumidores, os operadores e o ambiente. 

"Não havendo ganhadores, há alguns relevantes perdedores e prejuízos, com a aplicação" desta legislação, enumerando os consumidores, que passaram a ter uma oferta limitada num mercado menos diferenciado, os operadores, que desenvolvem os seus produtos e se vêm impedidos de os comercializar, e o ambiente, devido a "uma menor eficiência energética, um aumento da emissão de gases e uma pior qualidade do ar". 


  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim