sicnot

Perfil

Economia

Jardim Gonçalves defende fusão entre BCP e BPI

O antigo presidente do BCP, Jorge Jardim Gonçalves, defendeu hoje durante um encontro de gestores que o grupo financeiro se deveria fundir com o BPI, para os dois formarem "uma instituição financeira de peso".

(SIC)

(SIC)

"Defendo a fusão [entre os dois bancos] e fui espontâneo, ninguém me deu recado", comentou em declarações à Lusa, no final de um encontro organizado pelo Fórum de Administradores de Empresas, no auditório da SRS, em Lisboa.

"Entendo que uma instituição só se projeta no mundo e só é útil ao seu país de origem quando efetivamente tem acionistas de referência mas não dominantes", acrescentou Jardim Gonçalves, referindo que juntando os dois bancos, "há lugar para os acionistas que são importantes permanecerem e para esta instituição que é de Portugal, internacionalmente, dar oportunidade para emprego qualificado a portugueses e não portugueses".

O ex-gestor do BCP comentou também de forma crítica, referindo-se a "monopólios" de opinião, a atuação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, nomeadamente na questão dos 'offshores' do grupo financeiro.

"A CMVM disse que os 'offshores' do BCP foram para o aumento do capital, mas quando fez a acusação formal não introduziu essa questão, porque verificou que os 'offshores' não foram ao aumento de capital", referiu, sublinhando que, no entanto, isso não foi corrigido publicamente. "Há uma ditadura da palavra", concluiu.










Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.