sicnot

Perfil

Economia

Grécia aprova transferência de fundos públicos para o Governo

Protestos na Grécia contra a transferência de fundos de organismos públicos e autoridades locais para o banco central do país.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A lei foi aprovada ontem à noite, no parlamento, para responder às dificuldades financeiras do Estado. 

A decisão foi muito criticada pelos partidos da oposição que qualificaram o decreto de "anticonstitucional" e está a provocar a ira dos representantes dos organismos afectados.

Cerca de 1400 entidades locais, incluindo hospitais, universidades e colectividades acusam o governo de interferir na gestão dos seus fundos.

O governo precisa de 3 mil milhões nos próximos 15 dias para cobrir necessidades urgentes.

De acordo com estimativas governamentais esta medida vai permitir que consiga pelo menos 1,5 mil milhões, embora haja jornais a garantirem que pode render apenas 400 milhões de euros.

  • Eurogrupo reunido sem perspetivas de acordo sobre a Grécia
    0:27

    Economia

    O Eurogrupo está hoje reunido em Riga, na Letónia, para analisar o estado das negociações com a Grécia. Os 28 voltam a discutir a situação grega, mas sem perspetivas de chegarem ainda hoje a um acordo. À entrada para o encontro, o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, admitiu que as negociações têm decorrido de forma demasiado lenta.

  • Eurogrupo "frustrado" e sem acordo com a Grécia
    0:25

    Economia

    A reunião do Eurogrupo terminou sem acordo para a Grécia. O país está numa situação cada vez mais difícil. À saída, a ministra das Finanças reconheceu que o acordo é a melhor solução para todas as partes e que houve um tom de frustração durante o encontro.

  • Presidente do Eurogrupo avisa que Grécia está a ficar sem tempo
    0:33

    Economia

    Terminou a reunião do Eurogrupo, em Riga, na Letónia, sem acordo para a Grécia. O presidente do Eurogrupo disse na conferência de imprensa final que houve sinais positivos nas negociações mas que ainda há um longo caminho a percorrer. Jeroen Dusselbloem reforçou que o tempo para a Grécia está a esgotar-se.

  • Varoufakis acredita em acordo apesar das diferenças
    0:58

    Economia

    Depois de três meses de negociações, a Grécia ainda não chegou a acordo com os credores internacionais. O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, diz que há membros da zona euro que continuam a fazer exigências irrealistas que o Governo de Atenas não pode cumprir.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.