sicnot

Perfil

Economia

Grécia aprova transferência de fundos públicos para o Governo

Protestos na Grécia contra a transferência de fundos de organismos públicos e autoridades locais para o banco central do país.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A lei foi aprovada ontem à noite, no parlamento, para responder às dificuldades financeiras do Estado. 

A decisão foi muito criticada pelos partidos da oposição que qualificaram o decreto de "anticonstitucional" e está a provocar a ira dos representantes dos organismos afectados.

Cerca de 1400 entidades locais, incluindo hospitais, universidades e colectividades acusam o governo de interferir na gestão dos seus fundos.

O governo precisa de 3 mil milhões nos próximos 15 dias para cobrir necessidades urgentes.

De acordo com estimativas governamentais esta medida vai permitir que consiga pelo menos 1,5 mil milhões, embora haja jornais a garantirem que pode render apenas 400 milhões de euros.

  • Eurogrupo reunido sem perspetivas de acordo sobre a Grécia
    0:27

    Economia

    O Eurogrupo está hoje reunido em Riga, na Letónia, para analisar o estado das negociações com a Grécia. Os 28 voltam a discutir a situação grega, mas sem perspetivas de chegarem ainda hoje a um acordo. À entrada para o encontro, o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, admitiu que as negociações têm decorrido de forma demasiado lenta.

  • Eurogrupo "frustrado" e sem acordo com a Grécia
    0:25

    Economia

    A reunião do Eurogrupo terminou sem acordo para a Grécia. O país está numa situação cada vez mais difícil. À saída, a ministra das Finanças reconheceu que o acordo é a melhor solução para todas as partes e que houve um tom de frustração durante o encontro.

  • Presidente do Eurogrupo avisa que Grécia está a ficar sem tempo
    0:33

    Economia

    Terminou a reunião do Eurogrupo, em Riga, na Letónia, sem acordo para a Grécia. O presidente do Eurogrupo disse na conferência de imprensa final que houve sinais positivos nas negociações mas que ainda há um longo caminho a percorrer. Jeroen Dusselbloem reforçou que o tempo para a Grécia está a esgotar-se.

  • Varoufakis acredita em acordo apesar das diferenças
    0:58

    Economia

    Depois de três meses de negociações, a Grécia ainda não chegou a acordo com os credores internacionais. O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, diz que há membros da zona euro que continuam a fazer exigências irrealistas que o Governo de Atenas não pode cumprir.

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.