sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal instaurou 64 processos de contraordenação contra 25 instituições em 2014

O Banco de Portugal (BdP) abriu 64 processos de contraordenação contra 25 instituições no ano passado, mais oito do que em 2013, a maioria dos quais resultantes da análise feita às reclamações dos clientes bancários, revelou hoje o supervisor.

(SIC/ Arquivo)

Paralelamente, o BdP emitiu 770 recomendações e determinações específicas, exigindo a 75 instituições a correção das irregularidades e incumprimentos detetados, de acordo com a informação disponível no Relatório de Supervisão Comportamental 2014.

A entidade liderada por Carlos Costa concluiu 27 processos de contraordenação em 2014, aplicando coimas no total de cerca de 500 mil euros.

De resto, o BdP levou a cabo 868 ações de inspeção, que abrangeram 96 entidades. Destas, 465 foram aos balcões, 31 aos serviços centrais e 372 à distância.

Nota para o aumento significativo do peso das ações de inspeção no local, entre credenciadas e através da técnica do "cliente mistério", que em conjunto ascenderam a 57% quando, em 2013, ficaram nos 27%.



Lusa
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.