sicnot

Perfil

Economia

BPI passa de prejuízo a lucro de 31 milhões de euros no primeiro trimestre

O Banco BPI registou um resultado líquido de 30,9 milhões de euros entre janeiro e março, um valor que compara com o prejuízo de 104,8 milhões de euros no primeiro trimestre de 2014, revelou hoje a entidade.

"Por solicitação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que o Banco de Portugal notificou o banco BPI de que a sua proposta não foi selecionada para a terceira fase do procedimento de alienação do Novo Banco", refere o BPI em nota enviada à CMVM. (Arquivo)

"Por solicitação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que o Banco de Portugal notificou o banco BPI de que a sua proposta não foi selecionada para a terceira fase do procedimento de alienação do Novo Banco", refere o BPI em nota enviada à CMVM. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"O lucro líquido consolidado no primeiro trimestre de 2015 decorre de um contributo da atividade doméstica negativo em 2,0 milhões de euros e de um contributo positivo da atividade internacional de 32,8 milhões de euros", destacou em comunicado o banco liderado por Fernando Ulrich.

A instituição sublinhou que "no trimestre homólogo de 2014, o resultado líquido negativo de 104,8 milhões de euros fora muito penalizado por custos e perdas não recorrentes de 123,3 milhões de euros registados na atividade doméstica".

Em causa estão as menos-valias 101,6 milhões de euros realizadas com a venda de dívida pública de médio e longo prazo de Portugal e Itália, custos de 14 milhões de euros com juros das obrigações subordinadas de conversão contingente e outros custos extraordinários negativos de 7,7 milhões de euros.

A margem financeira progrediu quase 38% para 154,2 milhões de euros, com as comissões e outros proveitos a subirem 3,1% para 73,9 milhões de euros.

Nota para o resultado apurado na rubrica de ganhos e perdas em operações financeiras, que ascendeu a 47,6 milhões de euros, quando no trimestre homólogo do ano passado tinha sido negativo em 91,7 milhões de euros.

Assim, o produto bancário ascendeu a 280,2 milhões de euros, quase o triplo face aos 94,8 milhões de euros apurados no primeiro trimestre de 2014.

Ao nível dos custos, houve um aumento de 5,6% para 165,5 milhões de euros, tendo o resultado operacional passado de 62 milhões de euros negativos para 114,7 milhões de euros positivos.

As provisões e imparidades para crédito recuaram de 45,3 milhões de euros para 36,6 milhões de euros, com o resultado antes de impostos a passar de 106,4 milhões de euros negativos para 74,2 milhões de euros positivos.

O BPI fechou o trimestre com um rácio common equity tier 1 de 10,5% (segundo as regras para 2014) e de 9,1% (face à implementação total das novas regras europeias).

Os depósitos ascendiam a 18,8 mil milhões de euros, menos 0,5% do que no período homólogo de 2014. Já o crédito a clientes era de 23,1 mil milhões de euros, pelo que, no final de março, o rácio de transformação de depósitos em crédito era de 83%.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.