sicnot

Perfil

Economia

BPI passa de prejuízo a lucro de 31 milhões de euros no primeiro trimestre

O Banco BPI registou um resultado líquido de 30,9 milhões de euros entre janeiro e março, um valor que compara com o prejuízo de 104,8 milhões de euros no primeiro trimestre de 2014, revelou hoje a entidade.

"Por solicitação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que o Banco de Portugal notificou o banco BPI de que a sua proposta não foi selecionada para a terceira fase do procedimento de alienação do Novo Banco", refere o BPI em nota enviada à CMVM. (Arquivo)

"Por solicitação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que o Banco de Portugal notificou o banco BPI de que a sua proposta não foi selecionada para a terceira fase do procedimento de alienação do Novo Banco", refere o BPI em nota enviada à CMVM. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"O lucro líquido consolidado no primeiro trimestre de 2015 decorre de um contributo da atividade doméstica negativo em 2,0 milhões de euros e de um contributo positivo da atividade internacional de 32,8 milhões de euros", destacou em comunicado o banco liderado por Fernando Ulrich.

A instituição sublinhou que "no trimestre homólogo de 2014, o resultado líquido negativo de 104,8 milhões de euros fora muito penalizado por custos e perdas não recorrentes de 123,3 milhões de euros registados na atividade doméstica".

Em causa estão as menos-valias 101,6 milhões de euros realizadas com a venda de dívida pública de médio e longo prazo de Portugal e Itália, custos de 14 milhões de euros com juros das obrigações subordinadas de conversão contingente e outros custos extraordinários negativos de 7,7 milhões de euros.

A margem financeira progrediu quase 38% para 154,2 milhões de euros, com as comissões e outros proveitos a subirem 3,1% para 73,9 milhões de euros.

Nota para o resultado apurado na rubrica de ganhos e perdas em operações financeiras, que ascendeu a 47,6 milhões de euros, quando no trimestre homólogo do ano passado tinha sido negativo em 91,7 milhões de euros.

Assim, o produto bancário ascendeu a 280,2 milhões de euros, quase o triplo face aos 94,8 milhões de euros apurados no primeiro trimestre de 2014.

Ao nível dos custos, houve um aumento de 5,6% para 165,5 milhões de euros, tendo o resultado operacional passado de 62 milhões de euros negativos para 114,7 milhões de euros positivos.

As provisões e imparidades para crédito recuaram de 45,3 milhões de euros para 36,6 milhões de euros, com o resultado antes de impostos a passar de 106,4 milhões de euros negativos para 74,2 milhões de euros positivos.

O BPI fechou o trimestre com um rácio common equity tier 1 de 10,5% (segundo as regras para 2014) e de 9,1% (face à implementação total das novas regras europeias).

Os depósitos ascendiam a 18,8 mil milhões de euros, menos 0,5% do que no período homólogo de 2014. Já o crédito a clientes era de 23,1 mil milhões de euros, pelo que, no final de março, o rácio de transformação de depósitos em crédito era de 83%.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.