sicnot

Perfil

Economia

Espanhóis foram os que mais gastaram dinheiro em Portugal na Páscoa

Os espanhóis que usaram um cartão de crédito da rede Visa para pagar as suas compras em Portugal durante a semana da Páscoa gastaram 9 milhões de euros, seguidos dos franceses e dos angolanos, segundo esta empresa financeira.

© Dado Ruvic / Reuters

"Os espanhóis, franceses e angolanos, foram os maiores gastadores com cartões Visa em Portugal", disse uma fonte oficial da entidade financeira à Lusa, sublinhando que "os hotéis, o entretenimento e o vestuário foram os setores que registaram o maior volume de transações".

De acordo com os dados, os visitantes estrangeiros gastarem 47 milhões de euros recorrendo a esta rede de cartões de crédito durante as férias da Páscoa, na semana entre 28 de março e 6 de abril, ao passo que os portugueses no estrangeiro gastaram 29 milhões de euros, mais 12% que no ano anterior.

Seis dos dez países com cidadãos mais gastadores em Portugal são europeus - França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Suíça e Reino Unido, sendo que os espanhóis foram os que mais usaram os seus cartões Visa, com 9 milhões de euros, embora os angolanos sejam os que mais aumentaram os gastos face ao mesmo período do ano passado, em 48%.

"Apesar de ter havido uma ligeira diminuição, de 1% no total de gastos face ao ano anterior, os nossos dados permitem concluir que as férias da Páscoa são um período atrativo para os visitantes estrangeiros, especialmente os europeus", disse o diretor da Visa Europe para Portugal, Sérgio Botelho.

Os cidadãos angolanos usaram o cartão de crédito para gastar um milhão de euros por dia, em média, em Portugal durante a semana da Páscoa, de acordo com dados da rede de pagamentos Visa.

Durante a semana da Páscoa, os angolanos usaram os cartões de créditos para gastar 7 milhões de euros, o que representa uma subida de 48% face aos cerca de 5 milhões gastos no mesmo período do ano passado, disse uma fonte oficial da maior rede de crédito do mundo.

Em sentido inverso, ou seja, as verbas gastas pelos portugueses no estrangeiro neste período, os valores são bastante menores: na semana da Páscoa, os portugueses gastaram no estrangeiro um total de 29 milhões de euros, o que representa uma subida de 12% face à Páscoa do ano passado.

A maioria dos países visitados é europeu (oito em dez), com a Espanha a liderar a lista dos países onde os portugueses mais gastaram dinheiro na Páscoa, com 7,7 milhões, seguida da França com 5,1 milhões.

Para além de França, Reino Unido, Itália, Andorra, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça, a lista dos dez países onde os portugueses com Visa mais gastaram dinheiro completa-se com os Estados Unidos (2,1 milhões de euros) e os Emirados Árabes Unidos, com 600 mil euros.

A rede de pagamentos eletrónicos da Visa tem mais de 500 milhões de cartões em utilização na Europa, representando 1 em cada 6 euros gastos, num total de 2 triliões de euros por ano, sendo utilizados em mais de 200 países e territórios, segundo a empresa.

Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC