sicnot

Perfil

Economia

Governo pede aos pilotos da TAP que deixem "de olhar para o seu umbigo"

Governo pede aos pilotos da TAP que deixem "de olhar para o seu umbigo"

A poucas horas da greve na TAP, o Governo voltou a apelar aos pilotos para que pensem na empresa e no país.

"A única coisa que eu diria, na véspera do início da greve programada pelo sindicato, era um apelo aos pilotos da TAP para que deixassem de olhar para o seu umbigo, olhassem para a empresa e olhassem para o país", declarou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.


Antes, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares considerou que já estava "muito dito, pela parte do Governo, pela parte de outras entidades" sobre a greve de dez dias convocada pelo sindicato de pilotos da TAP.


"Até o líder da oposição, que andou silenciado durante imenso tempo sobre esta matéria, ontem [quarta-feira] resolveu pronunciar-se sobre esta matéria também", referiu Marques Guedes.


O secretário-geral do PS considerou na quarta-feira que a greve na TAP é "mais um mau contributo" para a situação da empresa: "Tenho de manifestar apreensão pela situação, e desgosto por não ter sido possível até agora encontrar-se uma solução que evite a greve e que evite a prossecução de uma privatização que nos termos em que está a ser feita não contribui nem para bom sucesso da TAP nem da economia nacional", afirmou António Costa.


Os pilotos da TAP convocaram uma greve de dez dias com início na sexta-feira por divergências com a tutela, numa altura em que a empresa está num processo de privatização.



Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00