sicnot

Perfil

Economia

Moody's piora rating da Grécia em mais um nível de "lixo"

A agência de notação financeira Moody's piorou em mais um nível de "lixo" a classificação da dívida pública da Grécia, levantando fortes dúvidas de que Atenas consiga chegar a acordo com os credores internacionais.

Petros Giannakouris

A Moody's cortou o 'rating' num nível de Caa1 para Caa2 com perspetiva de revisão em baixa ('outlook' negativo), piorando assim a classificação de 'lixo' e deixando a Grécia apenas a duas notas acima do nível de "incumprimento iminente". 

A agência norte-americana considera que as conversações tensas entre a Grécia e os credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu, BCE) demonstram "nenhuma perspetiva" de que um acordo possa ser alcançado no curto prazo.

Para a Moody's, o resultado das conversações entre Atenas e os credores "é altamente incerto" e, refere a agência, existe "um potencial" de que um "acidente político" cause a incapacidade de a Grécia honrar os compromissos com os seus credores, nomeadamente com o BCE.

A agência de 'rating' alerta ainda que mesmo que seja alcançado um acordo para um financiamento de curto prazo, as negociações para um novo programa de resgate nos próximos meses também representam "grandes desafios".

A Moody's questiona ainda se Atenas será capaz de cumprir com as metas do terceiro programa de resgate, "dada a economia enfraquecida e o fraco ambiente político interno", considerando que o país "precisa de mais crescimento no médio prazo e vontade política" para diminuir o peso da dívida pública e alcançar um excedente orçamental. 

"Os acontecimentos recentes dificultam esses objetivos e levantam novas preocupações sobre a capacidade da Grécia para manter o apoio financeiro dos credores oficiais ao longo dos próximos anos", considera a agência.

A Moody's tinha alertado em fevereiro que o 'rating' da Grécia poderia ser revisto em baixa, uma vez que a economia grega continua a enfrentar sérios constrangimentos de liquidez. 


Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.