sicnot

Perfil

Economia

Queda da taxa de inflação na zona euro abranda para 0,3% em fevereiro

A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se nos -0,3% em fevereiro, face aos -0,6% de janeiro, após ter abrandado a queda na maioria dos Estados-membros, incluindo em Portugal, revela hoje o Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

Reuters

De acordo com os dados atualizados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a taxa de inflação subiu em fevereiro em 17 Estados-membros da União Europeia face a janeiro, fixando-se assim nos -0,2% no conjunto da União e -0,3 no espaço monetário único, quando no mês anterior tinha atingido, respetivamente, os -0,5 e -0,7%.

 

Um ano antes, ou seja, em fevereiro de 2014, a taxa de inflação era de 0,7% na zona euro e de 0,8% na UE, tendo começado a entrar em valores negativos em dezembro do ano passado.

 

Em fevereiro, os setores que mais contribuíram para a subida da taxa de inflação foram os da restauração e cafés (+0,12 pontos percentuais), rendas (+0,11) e tabaco (+0,07), enquanto no sentido inverso estiveram os combustíveis para transportes (-0,64 pontos percentuais), óleo para aquecimento (-0,19) e telecomunicações (-0,06), assinala o Eurostat.

 

Em Portugal, a taxa de inflação progrediu dos -0,4% em janeiro para os -0,1% em fevereiro, valor idêntico àquele registado em termos homólogos, ou seja, em fevereiro de 2014.

 

A inflação anual é a evolução dos preços entre o mês de referência e o mesmo mês do ano anterior.

 

O Banco Central Europeu (BCE) tem como principal objetivo ter, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.


Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.