sicnot

Perfil

Economia

Queda da taxa de inflação na zona euro abranda para 0,3% em fevereiro

A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se nos -0,3% em fevereiro, face aos -0,6% de janeiro, após ter abrandado a queda na maioria dos Estados-membros, incluindo em Portugal, revela hoje o Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

Reuters

De acordo com os dados atualizados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a taxa de inflação subiu em fevereiro em 17 Estados-membros da União Europeia face a janeiro, fixando-se assim nos -0,2% no conjunto da União e -0,3 no espaço monetário único, quando no mês anterior tinha atingido, respetivamente, os -0,5 e -0,7%.

 

Um ano antes, ou seja, em fevereiro de 2014, a taxa de inflação era de 0,7% na zona euro e de 0,8% na UE, tendo começado a entrar em valores negativos em dezembro do ano passado.

 

Em fevereiro, os setores que mais contribuíram para a subida da taxa de inflação foram os da restauração e cafés (+0,12 pontos percentuais), rendas (+0,11) e tabaco (+0,07), enquanto no sentido inverso estiveram os combustíveis para transportes (-0,64 pontos percentuais), óleo para aquecimento (-0,19) e telecomunicações (-0,06), assinala o Eurostat.

 

Em Portugal, a taxa de inflação progrediu dos -0,4% em janeiro para os -0,1% em fevereiro, valor idêntico àquele registado em termos homólogos, ou seja, em fevereiro de 2014.

 

A inflação anual é a evolução dos preços entre o mês de referência e o mesmo mês do ano anterior.

 

O Banco Central Europeu (BCE) tem como principal objetivo ter, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.


Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.