sicnot

Perfil

Economia

Queda da taxa de inflação na zona euro abranda para 0,3% em fevereiro

A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se nos -0,3% em fevereiro, face aos -0,6% de janeiro, após ter abrandado a queda na maioria dos Estados-membros, incluindo em Portugal, revela hoje o Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

Reuters

De acordo com os dados atualizados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a taxa de inflação subiu em fevereiro em 17 Estados-membros da União Europeia face a janeiro, fixando-se assim nos -0,2% no conjunto da União e -0,3 no espaço monetário único, quando no mês anterior tinha atingido, respetivamente, os -0,5 e -0,7%.

 

Um ano antes, ou seja, em fevereiro de 2014, a taxa de inflação era de 0,7% na zona euro e de 0,8% na UE, tendo começado a entrar em valores negativos em dezembro do ano passado.

 

Em fevereiro, os setores que mais contribuíram para a subida da taxa de inflação foram os da restauração e cafés (+0,12 pontos percentuais), rendas (+0,11) e tabaco (+0,07), enquanto no sentido inverso estiveram os combustíveis para transportes (-0,64 pontos percentuais), óleo para aquecimento (-0,19) e telecomunicações (-0,06), assinala o Eurostat.

 

Em Portugal, a taxa de inflação progrediu dos -0,4% em janeiro para os -0,1% em fevereiro, valor idêntico àquele registado em termos homólogos, ou seja, em fevereiro de 2014.

 

A inflação anual é a evolução dos preços entre o mês de referência e o mesmo mês do ano anterior.

 

O Banco Central Europeu (BCE) tem como principal objetivo ter, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.


Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.