sicnot

Perfil

Economia

Redução da TSU gerará "melhores pensões" e fim da sobretaxa 15 mil empregos

Os economistas socialistas defenderam hoje que a dinâmica económica gerada pela redução da taxa social única (TSU) para os trabalhadores vai implicar "melhores pensões" e que a eliminação da sobretaxa de IRS vai criar 15 mil empregos.

Armando Franca

A 21 de abril, um grupo de trabalho mandatado pelo PS apresentou o relatório 'Uma década para Portugal', que inclui um cenário macroeconómico até 2019 e uma série de medidas a adotar até esse horizonte temporal.

Entre as medidas sugeridas pelo grupo de trabalho liderado por Mário Centeno estava a redução da contribuição para a Segurança Social paga pelo trabalhador de forma gradual até 2018, passando a TSU dos atuais 11% para os 7% em 2018, e a eliminação gradual da sobretaxa de IRS, conduzindo à sua extinção em 2017.

O relatório encomendado pelo PS suscitou uma série de dúvidas ao PSD que, na segunda-feira, enviou uma lista de 29 perguntas, às quais o grupo de trabalho deu hoje resposta.

Lusa
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.