sicnot

Perfil

Economia

Sindicato e administração da TAP ainda definiram pré-acordo

Terminaram todas as negociações entre a TAP e o Sindicato dos Pilotos. Ao que a SIC apurou, ainda houve conversações telefónicas entre as duas partes, depois da conferência de imprensa do sindicato, esta noite. Contudo, não há acordo possível e a greve de 10 dias vai manter-se. Começa à meia-noite.

© Hugo Correia / Reuters

Ao fim da tarde desta quinta-feira, a direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil ainda se reuniu com a administração da TAP. A SIC sabe que esteve em cima da mesa um documento de pré-acordo para desconvocar a paralisação. Faltava ser validado pelos membros do SPAC que não estiveram reunidos com a TAP.

Mas às 20:00 o sindicato anunciou que, afinal, não havia acordo com a empresa e que a greve era para manter. Após a conferência de imprensa, ainda houve conversas telefónicas entre ambas as partes, mas sem sucesso.

A SPAC desmente e garante que nunca houve qualquer entendimento.
  • "Obrigados pelo Governo a chegar à greve"
    1:19

    País

    Os pilotos arrancam mesmo para a greve na TAP. Num último esforço de negociações, estiveram reunidos ao fim da tarde com a administração da empresa. No final, o diretor do Sindicato de Pilotos e Aviação Civil atribuiu a culpa pela greve ao Governo. Hélder Santinhos disse que o que está em causa é o incumprimento do acordo assinado no fim do ano passado e que, por isso, os pilotos foram empurrados para a greve.

  • TAP alerta para situação dramática nos aeroportos
    1:56

    Economia

    A horas do início da maior greve de sempre dos pilotos, a TAP avisa que a situação pode tornar-se dramática, nos aeroportos. O Governo fala num abuso por parte do Sindicato dos Pilotos e o Presidente da República teme que a companhia tenha de despedir trabalhadores, depois desta paralisação.

  • Pilotos mantêm greve, Pires de Lima faz último apelo

    Economia

    A quatro horas do início da greve, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil fez uma conferência de imprensa para anunciar que não tem outra alternativa senão levar a cabo a anunciada paralisação de 10 dias. A culpa é do Governo, garante. Em resposta, o ministro da Economia fez um último apelo aos pilotos para reconsiderarem.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17