sicnot

Perfil

Economia

Taxa de inflação da zona euro sai de terreno negativo em abril

A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se nos 0,0% em abril, face aos -0,1% de março, saindo do terreno negativo pela primeira vez desde dezembro de 2014, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O gabinete oficial de estatísticas da União Europeia estima que, nos principais componentes da inflação na zona euro, o maior aumento de preços se verifique no setor dos serviços (0,9% em abril face aos 1,0% de março), o da alimentação, bebidas alcoólicas e tabaco (0,9%, que compara com 0,6% de março).

 

Já o setor dos bens industriais não energéticos vê sua taxa de inflação anual estimada em 0,1% em abril, face aos 0,0% de março.

 

Os preços da energia caíram -5,8% este mês, depois de terem subido 6,0% no anterior.

 

A taxa de inflação anual entrou em valores negativos em dezembro de 2014 pela primeira vez desde outubro de 2009.

 

A inflação anual é a evolução dos preços entre o mês de referência e o mesmo mês do ano anterior.

 

O Banco Central Europeu (BCE) tem como principal objetivo ter, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.

 


Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.