sicnot

Perfil

Economia

"Nada justifica uma greve de 10 dias", diz antigo dirigente do sindicato

"Nada justifica uma greve de 10 dias", diz antigo dirigente do sindicato

A greve dos pilotos da TAP não reúne consenso por parte da classe. A SIC ouviu, nas primeiras horas de greve, as razões dos pilotos que não concordam com a greve. "Nós vamos ser os bodes expiatórios da reestruturação que vai ser feita na TAP", acredita o piloto e ex-vice presidente do sindicato Ângelo Felgueiras, que não concorda com a paralisação.

  • Greve na TAP cancelou 38 voos mas 118 seguiram viagem
    0:28

    Economia

    No segundo balanço do dia de hoje, a TAP agradeceu aos pilotos que compareceram no serviço e pediu desculpa aos passageiros lesados pela greve. A porta-voz da companhia aérea, Carina Correira, confirmou que estão a realizar-se mais voos que o previsto pela administração.

  • Passageiros da TAP embarcam sem certezas para o regresso
    1:50

    Economia

    No primeiro dia de paralisação da TAP, as filas nos balcões de informações no aeroporto de Lisboa não foram tão grandes como se esperava, mas os passageiros que chegaram esta manhã à Portela ainda não tinham garantias sobre os voos de regresso. A companhia aérea cancelou 38 dos 156 voos programados até às 12:00.

  • Perguntas e respostas sobre a greve na TAP

    Economia

    Os pilotos da TAP e da Portugália começaram esta sexta-feira uma greve de dez dias, que deverá afetar cerca de 3.000 voos, por considerarem que o Governo não está a cumprir dois acordos que lhes davam garantias na privatização. Existem serviços mínimos? O que devem fazer os passageiros? Qual será o impacto da paralisação? As respostas seguem abaixo.

  • Começou greve na TAP, pilotos não fecham porta a negociações
    11:51

    Economia

    Os pilotos da TAP estão em greve desde a meia-noite, um protesto que se prolongará pelos próximos dez dias. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil culpa sobretudo o Governo. Em entrevista à SIC Notícias, o diretor do sindicato, Hélder Santinhos, disse que as negociações não estão fechadas e que aguardam uma iniciativa da administração da empresa ou do Executivo. Sobre a última tentativa de acordo, na tarde de quinta-feira, o SPAC adianta que "correu mal", estava disposto a deixar cair uma das reivindicações mas nega que tenha existido um pré-acordo entretanto rasgado. "Não é uma greve que vai destruir uma empresa como a TAP", concluiu.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.