sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores dos hipermercados e supermercados em greve

Os trabalhadores dos hipermercados e supermercados cumprem hoje, Dia do Trabalhador, um dia de greve, em defesa de aumentos salariais e da melhoria das condições de trabalho, convocada por sindicatos da CGTP e da UGT.

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

Os funcionários das empresas de distribuição estão contra a redução dos salários e dos direitos dos trabalhadores. Os sindicatos sublinham a necessidade de combater a precariedade no setor. 

O Sindicato do Comércio e Serviços já acusou as cadeias de supermercados e hipermercados de não aumentarem os trabalhadores por falta de vontade, embora tenham capacidade financeira, pois fazem campanhas de descontos em dia de greve no setor. 

"As cadeias de supermercados e hipermercados não aumentam os trabalhadores por falta de dinheiro, mas sim porque os querem empobrecer, como se comprova com a campanha de oferta generalizada de produtos na véspera e dia 1.º de Maio", segundo um comunicado do sindicato divulgado recentemente.


Com Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.