sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores dos hipermercados e supermercados em greve

Os trabalhadores dos hipermercados e supermercados cumprem hoje, Dia do Trabalhador, um dia de greve, em defesa de aumentos salariais e da melhoria das condições de trabalho, convocada por sindicatos da CGTP e da UGT.

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

Os funcionários das empresas de distribuição estão contra a redução dos salários e dos direitos dos trabalhadores. Os sindicatos sublinham a necessidade de combater a precariedade no setor. 

O Sindicato do Comércio e Serviços já acusou as cadeias de supermercados e hipermercados de não aumentarem os trabalhadores por falta de vontade, embora tenham capacidade financeira, pois fazem campanhas de descontos em dia de greve no setor. 

"As cadeias de supermercados e hipermercados não aumentam os trabalhadores por falta de dinheiro, mas sim porque os querem empobrecer, como se comprova com a campanha de oferta generalizada de produtos na véspera e dia 1.º de Maio", segundo um comunicado do sindicato divulgado recentemente.


Com Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.