sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores dos hipermercados e supermercados em greve

Os trabalhadores dos hipermercados e supermercados cumprem hoje, Dia do Trabalhador, um dia de greve, em defesa de aumentos salariais e da melhoria das condições de trabalho, convocada por sindicatos da CGTP e da UGT.

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

A empresa prevê abrir 30 novas lojas Pingo  Doce em Portugal, 800 novas lojas da insígnia Biedronka, na  Polónia, pelo menos 200 novas lojas Ara na Colômbia e em número igual da Hebe, também na Polónia (SIC/ Arquivo)

Os funcionários das empresas de distribuição estão contra a redução dos salários e dos direitos dos trabalhadores. Os sindicatos sublinham a necessidade de combater a precariedade no setor. 

O Sindicato do Comércio e Serviços já acusou as cadeias de supermercados e hipermercados de não aumentarem os trabalhadores por falta de vontade, embora tenham capacidade financeira, pois fazem campanhas de descontos em dia de greve no setor. 

"As cadeias de supermercados e hipermercados não aumentam os trabalhadores por falta de dinheiro, mas sim porque os querem empobrecer, como se comprova com a campanha de oferta generalizada de produtos na véspera e dia 1.º de Maio", segundo um comunicado do sindicato divulgado recentemente.


Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.