sicnot

Perfil

Economia

Governo lança campanha a defender qualidade dos combustíveis simples

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) defende que "a questão dos aditivos é comercial", realçando que "se fossem mesmo necessários, as marcas de automóveis exigiam a sua inclusão na norma europeia".   

"Todo o combustível vendido em Portugal respeita a norma europeia da qualidade, que é a norma mais exigente do mundo", destaca o organismo público, que gere as reservas nacionais de petróleo e monitoriza o mercado dos combustíveis, sendo esta a principal mensagem de uma campanha de sensibilização que será lançada na próxima semana junto dos condutores. 

Para o organismo liderado por Paulo Carmona, "a questão dos aditivos é uma questão comercial", realçando que "se os aditivos fossem mesmo necessários as marcas de automóveis exigiriam a sua inclusão na norma".

A campanha de sensibilização da ENMC, tutelada pelo Ministério da Energia, surge como resposta aos que dizem que os combustíveis simples, que desde 17 de abril são comercializados por todos os postos de abastecimento nacionais, têm qualidade inferior. 

A DECO -- Associação de Defesa do Consumidor também tem defendido que os combustíveis sem aditivos têm a mesma qualidade dos aditivados.

"Não há nada a temer em relação à qualidade dos combustíveis simples", defende a associação, baseando-se num teste, realizado 'às cegas' em dezembro de 2012, batizado "Igual ao Litro". 

Na altura, quatro automóveis iguais percorreram o mesmo percurso diário, num total de 12.000 quilómetros, com quatro variantes de gasóleo (dois simples, um regular e um 'premium'), e, no final, foi semelhante a acumulação de depósitos e no desgaste do núcleo vital do motor. 

"Não existem diferenças entre os combustíveis a não ser no preço", garantiu recentemente à Lusa Vítor Machado, coordenador de centro de produtos e serviços da DECO, aliás o que motivou uma reclamação na ASAE por publicidade enganosa. 

Na semana passada, o ministro da Energia, Moreira da Silva, defendeu no Parlamento que a introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo. 

"Desvalorizar três cêntimos [por litro] é não estar em linha com as preocupações dos portugueses. Trata-se de 200 milhões de euros por ano que serão poupados aos consumidores", declarou Moreira da Silva na comissão de Economia e Obras Públicas na passada terça-feira. 

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC