sicnot

Perfil

Economia

Governo lança campanha a defender qualidade dos combustíveis simples

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) defende que "a questão dos aditivos é comercial", realçando que "se fossem mesmo necessários, as marcas de automóveis exigiam a sua inclusão na norma europeia".   

"Todo o combustível vendido em Portugal respeita a norma europeia da qualidade, que é a norma mais exigente do mundo", destaca o organismo público, que gere as reservas nacionais de petróleo e monitoriza o mercado dos combustíveis, sendo esta a principal mensagem de uma campanha de sensibilização que será lançada na próxima semana junto dos condutores. 

Para o organismo liderado por Paulo Carmona, "a questão dos aditivos é uma questão comercial", realçando que "se os aditivos fossem mesmo necessários as marcas de automóveis exigiriam a sua inclusão na norma".

A campanha de sensibilização da ENMC, tutelada pelo Ministério da Energia, surge como resposta aos que dizem que os combustíveis simples, que desde 17 de abril são comercializados por todos os postos de abastecimento nacionais, têm qualidade inferior. 

A DECO -- Associação de Defesa do Consumidor também tem defendido que os combustíveis sem aditivos têm a mesma qualidade dos aditivados.

"Não há nada a temer em relação à qualidade dos combustíveis simples", defende a associação, baseando-se num teste, realizado 'às cegas' em dezembro de 2012, batizado "Igual ao Litro". 

Na altura, quatro automóveis iguais percorreram o mesmo percurso diário, num total de 12.000 quilómetros, com quatro variantes de gasóleo (dois simples, um regular e um 'premium'), e, no final, foi semelhante a acumulação de depósitos e no desgaste do núcleo vital do motor. 

"Não existem diferenças entre os combustíveis a não ser no preço", garantiu recentemente à Lusa Vítor Machado, coordenador de centro de produtos e serviços da DECO, aliás o que motivou uma reclamação na ASAE por publicidade enganosa. 

Na semana passada, o ministro da Energia, Moreira da Silva, defendeu no Parlamento que a introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo. 

"Desvalorizar três cêntimos [por litro] é não estar em linha com as preocupações dos portugueses. Trata-se de 200 milhões de euros por ano que serão poupados aos consumidores", declarou Moreira da Silva na comissão de Economia e Obras Públicas na passada terça-feira. 

Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.