sicnot

Perfil

Economia

Tribunal de Contas diz que a Madeira deve melhorar dependência financeira

O presidente do Tribunal de Contas (TdC), Guilherme d'Oliveira Martins, disse hoje, no Funchal, que a dependência financeira, a existência de pagamentos em atraso, o défice orçamental e a dívida pública são "aspetos a melhorar" nas contas da Madeira. 

Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins

Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins

Guilherme d'Oliveira Martins considerou, no entanto, que o atual Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF) tem funcionado com resultados "globalmente positivos" e sublinhou que o prolongamento do mesmo até ao final de 2015 é uma "decorrência natural de compromissos assumidos também pela República".

O presidente do TdC reuniu-se hoje à tarde com o presidente do parlamento madeirense, Tranquada Gomes, a quem entregou os pareceres sobre a Conta da Região Autónoma da Madeira e a Conta da Assembleia Legislativa referentes a 2013.

"Relativamente à Conta da Região, temos, antes de mais, algo importante e positivo, que é a aplicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública a todos os serviços, um sistema de informação e de gestão orçamental comum e a redução do passivo da administração pública regional em cerca de 40%", salientou.

Em relação à Assembleia Legislativa da Madeira, o presidente do TdC destacou que as contas são "fiáveis e consistentes" e que as recomendações têm sido cumpridas, mas vincou como aspetos negativos a questão dos abonos indevidos dos subsídios de integração e as subvenções sem justificação legal adequada.

"São estes os pontos que nós assinalámos nos dois pareceres, que vão ser a base para a Assembleia Legislativa proceder à apreciação das contas", sublinhou. 

Guilherme d'Oliveira Martins salientou, ainda, que em matéria de fiscalização de partidos políticos há uma "concordância total" entre o Tribunal de Contas e o Tribunal Constitucional. 

"O Tribunal Constitucional é uma peça fundamental no Estado democrático e, nesse sentido, tem havido uma relação que eu posso dizer exemplar", afirmou, reforçando que há uma "consonância completa e um reconhecimento claro e inequívoco por parte do Tribunal de Contas da importância fundamental do Tribunal Constitucional no âmbito do Estado de direito".



Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.