sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas revê em alta previsão de crescimento da Alemanha em 2015

A Comissão Europeia reviu hoje em alta as perspetivas de crescimento da Alemanha para este ano, estimando agora um crescimento do PIB de 1,9%, graças a um "mercado laboral robusto" e a "condições de financiamento favoráveis".

© Hannibal Hanschke / Reuters

Depois de o ano passado o Produto Interno Bruto (PIB) ter avançado 1,6%, segundo Bruxelas, para este ano é esperado um crescimento de 1,9%, acima da anterior previsão de 1,5%.

Segundo as previsões de primavera, hoje divulgadas, a economia alemã será beneficiada por um mercado de trabalho forte e condições de financiamento que sustentarão a procura interna. Também a queda do preços do petróleo e a desvalorização do euro irão dar um ajuda.

Bruxelas antevê ainda que uma descida da taxa de desemprego, que passa dos 5% em 2014 para 4,6% em 2015, enquanto a inflação manterá a tendência de queda que vem seguindo, de 0,8% no último ano para 0,3% em 2015. 

Este valor fica, ainda assim, acima dos 0,1% anteriormente previstos. 

Tal como nas previsões de inverno, a Comissão antecipa que o investimento privado vai melhorar, mas de forma hesitante, enquanto o investimento público deverá aumentar.

Para 2016, a Comissão prevê que o crescimento avance para 2% e a taxa de desemprego volte a descer para 4,4%.

Bruxelas reviu ainda hoje as previsões de excedentes orçamentais, estimando agora que a Alemanha apresente 'superavits' de 0,6% em 2015 e 0,5% em 2016, isto depois do excedente recorde de 0,7% registado em 2014. 

Esta melhoria das perspetivas deve-se em muito à expectativa quanto aos efeitos positivos nas receitas públicas do mercado de trabalho e do consumo. 

Quanto à dívida pública, esta deverá manter a trajetória de descida para 71,5% do PIB em 2015 e 68,2% do PIB em 2016.



  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.