sicnot

Perfil

Economia

Mercado livre de eletricidade com 3,9 milhões de clientes em março

O mercado livre de eletricidade alcançou um total de 3.908 milhares de clientes em março, que representam mais de 64% do número total de clientes, indica o último relatório do regulador.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

REUTERS

De acordo com os dados hoje divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), relativos a Portugal Continental, entre fevereiro e março o número de clientes no mercado livre aumentou 2,3%, o que corresponde a um crescimento líquido de 88 mil clientes.

Já em termos homólogos, face aos dados de março de 2014, o número de consumidores no mercado livre subiu 48%, a uma taxa média mensal de 3,3%, indica a mesma entidade.

No que respeita aos consumos, o mercado livre representava em março mais de 86% do consumo de eletricidade em Portugal Continental, o que se traduz num aumento de 9,8 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior. 

Os números recolhidos pela ERSE mostram que 99% dos grandes consumidores estão no mercado livre, tal como 93% dos industriais e 90% dos pequenos negócios. 

"Apesar da tendência de crescimento, o segmento de clientes domésticos é o que continua a apresentar menor penetração do mercado livre", que representa 64% destes clientes e 69% do respetivo consumo, acrescenta o relatório.

O consumo anualizado em mercado livre foi em março de 38.293 gigawatts hora (GWh), com um crescimento de 0,9% face ao mês anterior, situando-se 0,2 pontos percentuais acima da variação registada em fevereiro.

Já em termos homólogos, o consumo no mercado livre registou um aumento de cerca de 13% face a março de 2014, correspondendo a uma taxa média mensal de 1,0% nesse período.

No final de 2014, a EDP Comercial mantinha-se como principal fornecedor no mercado livre, com um peso de 85% dos clientes e de cerca de 45% dos fornecimentos neste mercado, informa também a ERSE.

Em número de clientes, a Galp aumentou a sua quota em 0,2 pontos percentuais, para 6%, tal como a Goldenergy, que cresceu igualmente 0,2 pontos percentuais, para 1,4% do total. Já a Endesa, a Iberdrola, a GN Fenosa e a Ylce mantiveram a sua quota, respetivamente de 4,5%, 1,8%, 1,1% e 0,1%, à semelhança dos outros operadores.

O relatório do mês de março inclui informação sobre um total de 14 comercializadores que operam em regime de mercado, mais três do que em dezembro passado e mais quatro do que em março de 2014.



Lusa
  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • José Gomes Ferreira diz que agência DBRS foi fundamental para Portugal
    0:39

    Economia

    José Gomes Ferreira afirma que a DBRS foi fundamental para Portugal já que ao manter o país na classificação de investimento permitiu que os títulos da dívida portuguesa continuassem a poder ser comprados. A agência de notação financeira melhorou o rating atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável, foi esta sexta-feira anunciado.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59