sicnot

Perfil

Economia

PSD propõe Luís Filipe Pereira para presidir ao Conselho Económico e Social

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira é o nome proposto pelo PSD para presidente do Conselho Económico e Social (CES), disse à agência Lusa fonte da direção do grupo parlamentar social-democrata.

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

SIC

A eleição do presidente do Conselho Económico e Social, pelo parlamento, exige uma maioria de dois terços e está marcada para o próximo dia 15 de maio. o prazo para apresentação de candidatos terminava às 18:00 de hoje.

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses. 

O futuro presidente do CES vai substituir Silva Peneda, que assumirá funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
Lusa
  • Silva Peneda deixa CES para iniciar funções como adjunto de Junker
    0:57

    Economia

    Silva Peneda esteve hoje em Belém para uma audiência com o Presidente da República, onde fez as despedidas do cargo de presidente do Conselho Economico e Social (CES). Vai iniciar funções como adjunto do presidente da Comissão Europeia. Quando questionado se ia poder ajudar Portugal através do novo cargo, Silva Peneda respondeu que não vai ser funcionário do país junto da Comissão Europeia. O ex-ministro disse também que se identifica com o pensamento e opções políticas de Juncker.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.