sicnot

Perfil

Economia

PSD propõe Luís Filipe Pereira para presidir ao Conselho Económico e Social

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira é o nome proposto pelo PSD para presidente do Conselho Económico e Social (CES), disse à agência Lusa fonte da direção do grupo parlamentar social-democrata.

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

SIC

A eleição do presidente do Conselho Económico e Social, pelo parlamento, exige uma maioria de dois terços e está marcada para o próximo dia 15 de maio. o prazo para apresentação de candidatos terminava às 18:00 de hoje.

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses. 

O futuro presidente do CES vai substituir Silva Peneda, que assumirá funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
Lusa
  • Silva Peneda deixa CES para iniciar funções como adjunto de Junker
    0:57

    Economia

    Silva Peneda esteve hoje em Belém para uma audiência com o Presidente da República, onde fez as despedidas do cargo de presidente do Conselho Economico e Social (CES). Vai iniciar funções como adjunto do presidente da Comissão Europeia. Quando questionado se ia poder ajudar Portugal através do novo cargo, Silva Peneda respondeu que não vai ser funcionário do país junto da Comissão Europeia. O ex-ministro disse também que se identifica com o pensamento e opções políticas de Juncker.

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor