sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo reúne-se em Bruxelas ainda sem acordo com Atenas à vista

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje, em Bruxelas, ainda sem um acordo à vista com a Grécia que permita o desbloqueamento de dinheiro de que Atenas necessita para fazer face aos seus problemas de liquidez.

© POOL New / Reuters

Embora o Governo grego tenha apontado no domingo, uma vez mais, que está próximo um acordo com os seus credores, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e outros altos responsáveis europeus já advertiram que será, "obviamente", impossível a reunião de hoje ser conclusiva, face ao impasse que ainda se regista nas negociações no seio do chamado Grupo de Bruxelas -- que junta a Grécia e as instituições que formavam a 'troika' (Comissão, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional). 

Para ser ultrapassado o impasse, que tem atrasado a transferência para os cofres gregos de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012, é necessário ainda avanços em várias matérias, como pensões e mercado laboral, sendo que as partes ainda divergem nas negociações técnicas, pelo que nem deverá haver hoje uma discussão aprofundada ao nível político.

Portugal estará representado na reunião de hoje do Eurogrupo pela ministra Maria Luís Albuquerque.




Lusa
  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20