sicnot

Perfil

Economia

Varoufakis diz que Governo tem visão diferente dos credores sobre reformas

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou hoje que o seu Governo tem uma perceção distinta da dos credores sobre as reformas e garantiu que o seu objetivo é deixar para trás as práticas do Governo anterior.

(Reuters/ Arquivo)

"Recordamos que o nosso Governo tem uma outra perceção do que significam as reformas e que as nossas reformas não possuem relação alguma com as práticas que contribuíram durante décadas para o subdesenvolvimento do país", disse Yanis Varoufakis em comunicado.

A nota foi publicada devido à readmissão de um grupo de mulheres da limpeza do Ministério das Finanças que hoje regressam aos seus postos de trabalho depois de serem despedidas há mais de um ano pelo Governo do conservador Andonis Samarás.

"O Ministério das Finanças foi durante cinco anos o centro de planeamento de políticas destrutivas para a sociedade grega. Enquanto despedia estas senhoras que limpavam o Ministério com salários baixíssimos, contratava assessores com salários milionários", destacou o ministro.

O grupo de 595 mulheres converteu-se num símbolo da resistência face às políticas de austeridade, quando depois de perder o emprego, acamparam à porta do Ministério para exigirem a sua readmissão.

As trabalhadoras integraram a rede de funcionários públicos encarregue da limpeza do Ministério e das delegações de finanças em todo o país.


  • Autárquicas: Ao 2º dia, "Atrás das Câmaras" em Fátima
    1:44
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.