sicnot

Perfil

Economia

Varoufakis diz que Governo tem visão diferente dos credores sobre reformas

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou hoje que o seu Governo tem uma perceção distinta da dos credores sobre as reformas e garantiu que o seu objetivo é deixar para trás as práticas do Governo anterior.

(Reuters/ Arquivo)

"Recordamos que o nosso Governo tem uma outra perceção do que significam as reformas e que as nossas reformas não possuem relação alguma com as práticas que contribuíram durante décadas para o subdesenvolvimento do país", disse Yanis Varoufakis em comunicado.

A nota foi publicada devido à readmissão de um grupo de mulheres da limpeza do Ministério das Finanças que hoje regressam aos seus postos de trabalho depois de serem despedidas há mais de um ano pelo Governo do conservador Andonis Samarás.

"O Ministério das Finanças foi durante cinco anos o centro de planeamento de políticas destrutivas para a sociedade grega. Enquanto despedia estas senhoras que limpavam o Ministério com salários baixíssimos, contratava assessores com salários milionários", destacou o ministro.

O grupo de 595 mulheres converteu-se num símbolo da resistência face às políticas de austeridade, quando depois de perder o emprego, acamparam à porta do Ministério para exigirem a sua readmissão.

As trabalhadoras integraram a rede de funcionários públicos encarregue da limpeza do Ministério e das delegações de finanças em todo o país.


  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51