sicnot

Perfil

Economia

Banif regressa aos lucros com resultado consolidado de 6,5 M€ no 1º trimestre

O Banif regressou aos lucros no primeiro trimestre deste ano, com um resultado líquido consolidado de 6,5 milhões de euros, anunciou o banco num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Este resultado reflete, por um lado, a melhoria do produto bancário e, por outro lado, a descida significativa dos custos operacionais e das dotações para provisões e imparidades e a melhoria dos resultados das unidades operacionais descontinuadas", refere a instituição liderado Luís Amado e Jorge Tomé.

 O banco afirma ter reduzido a imparidade em 42%, em termos homólogos, para os 27,5 milhões de euros, "embora mesmo assim tenha sido penalizado pelo reforço das dotações para activos imobiliários classificados como Activos não Correntes Detidos para Venda".  

 O texto salienta "a evolução favorável na imparidade de crédito, que se situou em 14,9 milhões de euros, tendo diminuído em 17,2 milhões de euros face ao primeiro trimestre de 2014, representando cerca de 0,8% do crédito bruto médio concedido".

O Banif destaca também a "melhoria do resultado operacional, que se situou em 50,1 milhões de euros, o que compara com 19,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2014". 

"De salientar que, em consequência da melhoria do produto bancário e redução significativa dos custos operacionais, o rácio de eficiência registou uma melhoria substancial para cerca de 44% no primeiro trimestre de 2015", acrescenta o documento.

 A instituição afirma ter prosseguido uma política de redução de custos, que "diminuíram 26,7% face ao primeiro trimestre de 2014", assinalando que "esta poupança foi obtida de forma transversal ao nível dos custos de estrutura, tendo os custos com pessoal diminuído 26,7%, os gastos gerais e administrativos descido 25,8% e as amortizações do exercício diminuído 29,4%".

O banco presidido pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado assinala também a "melhoria do produto bancário, que registou uma subida de 21,9% em termos homólogos, para 89,6 milhões de euros, em resultado da recuperação da margem financeira (+10,7%), das comissões líquidas (+24,8%) e dos resultados obtidos em operações financeiras (+23,7%)".

Em síntese, o banco congratula-se com a "melhoria significativa da actividade que se consubstanciou num resultado líquido consolidado positivo". 

"Este resultado representa um ponto de viragem assinalável e é consequência dos esforços significativos que têm sido levados a cabo para a implementação de uma transformação profunda do Banco, quer em termos de posicionamento de negócio, quer em termos de redução expressiva dos seus custos de estrutura, de forma a permitir uma adaptação, de forma eficiente e viável, a um contexto económico e regulamentar particularmente desafiante e adverso", conclui o documento.


Lusa
  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.