sicnot

Perfil

Economia

Número de turistas chineses em Portugal cresceu quase 50%

O número de turistas chineses que visitaram Portugal em 2014 cresceu 49,3% para 113.200, que gastaram 54 milhões de euros, quase 20 milhões mais do que em 2013, confirmando a "aposta" do Turismo de Portugal (TdP) na China.

Número de chineses a visitar Portugal cresceu 50%

Número de chineses a visitar Portugal cresceu 50%

© Rafael Marchante / Reuters

Os dados, ainda provisórios, foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pelo Banco de Portugal, respetivamente, e foram divulgados por ocasião dos seminários que o Turismo de Portugal promove esta semana em três grandes cidades chinesas. 

Segunda economia mundial, habitada por uma vasta população com crescente poder de compra, a China tornou-se também o maior emissor de turistas, ultrapassando os Estados Unidos da América.

Cerca de 109 milhões de chineses - mais 19,5% do que em 2013 - viajaram o ano passado para fora da China continental. A maioria fica-se por Hong Kong e Macau, mas os Estados Unidos, a Europa e a Austrália atraem cada vez mais a nova classe média chinesa.

Os referidos seminários, com a participação de doze empresas portuguesas do setor e centenas de operadores turísticos locais, começaram na segunda-feira em Pequim, repetindo-se a seguir em Xangai, na quarta-feira, e em Cantão, dois dias depois.

A iniciativa ocorre menos de treze meses depois de a Administração Nacional do Turismo da China ter participado, pela primeira vez, na Feira de Turismo de Lisboa, em fevereiro passado, e que foi considerada "uma demonstração do real interesse dos operadores chineses no mercado português". 

Três cadeias hoteleiras portuguesas (Corinthia, Melia e VIP) participam nos seminários em curso na China, com mais nove empresas do setor (GeoStar, Line Up - Portugal Incoming, Osíris: DMC Portugal & Spain, Rdmc Incoming & Outgoing, Spain & Portugal Tours, Supreme Tours, TQ Travel Quality DMC, Wide Travel & Events e Vista dmc).

"Só num dia fizemos cerca de 50 contactos. É um mercado que está a crescer, não há duvida", disse um dos participantes. 

Em novembro de 2014, o governo português lançou uma campanha de promoção na China centrada na imagem de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês), a figura portuguesa mais conhecida no país, e o Turismo de Portugal abriu uma representação permanente em Xangai.

À semelhança do capitão da seleção de futebol, Portugal apresenta-se como um país "mundialmente famoso" e "cheio de lugares espetaculares", numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.


  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.